Durante Live, prefeito de Coité e profissionais de saúde expõem situação preocupante com o futuro próximo da Covid-19 no município

Durante Live, prefeito de Coité e profissionais de saúde expõem situação preocupante com o futuro próximo da Covid-19
Francisco de Assis, (PT)

O prefeito de Conceição do Coité, Francisco de Assis, (PT) realizou uma Live na noite desta segunda-feira, 11, denominada “Encontro com Prefeito” algo que realiza periodicamente, mas que desta vez teve como foco principal a Covid-19, doença causada pelo novo Coronavírus que já infectou 7 pessoas no município, sendo que as três primeiras já estão curadas, e o caso mais recente de uma mulher que estava internada no Hospital Português – Unidade Regional de Coité realizando outro tipo de tratamento, foi transferida para o Hospital Geral Cleriston Andrade, em Feira de Santana e seu estado de saúde inspira cuidados.

A Live que contou também com a presença do secretário de Saúde, Túlio Carneiro, e a médica Lara Rocha, tratou dos mais diversos assuntos desde quando o prefeito assinou o primeiro decreto a quase 2 meses, e teve duração de 1 hora e 35 minutos.

O secretário Túlio informou os números do boletim mais recente, segundo ele, chegou a 7 casos confirmados da Covid-19, “sendo que 2 destes casos geraram um transtorno e um dano imensamente maior, o primeiro caso foi daquele cidadão da zona rural que se negou a cumprir o isolamento o que fez com que ele tivesse contato com inúmeras pessoas e aumentasse drasticamente o número de pessoas em monitoramento e duas dessas pessoas testaram positivo. E o mais recente caso que é uma senhora que estava no HP para tratamento de um pé diabético que foi solicitado uma transferência, ela deu entrada no Hospital Cleriston Andrade, e no mesmo dia, foi coletado material para exames e testou positivo”, contou o secretário.

Publicidade


O prefeito Assis lembrou que desde 14 de março, que na próxima quinta-feira, fará 2 meses, vem se reunindo diariamente para discutir o assunto, inicialmente presencial, mas na medida que a coisa foi se tornando mais perigosa, passou a reunir através de vídeo conferência. “Nós cuidamos desde as cestas básicas que vão chegar para as pessoas, até os detalhes mínimos de cada decreto, quem vai ser atingido, a repercussão que isso terá e a gente sempre busca uma discussão a mais profunda possível, no sentido de a gente achar a melhor solução. Agente tenta conciliar medidas econômicas com medidas de proteção a saúde, mas em nenhum momento, jamais, sob qualquer alegação nós poderemos colocar a economia a frente da vida e da saúde das pessoas”, afirmou o gestor.

Assis chegou a elogiar a postura que vem tendo o prefeito de Salvador, ACM Neto e Rui Costa, governador da Bahia que deixaram as diferenças politicas de lado em prol de defender da vida das pessoas.

A médica Lara Rocha coordenadora do Grupo de Gerenciamento de Crise do novo Coronavírus teve participação na Live e apresentou números preocupantes, principalmente para justificar as medidas que tem causado questionamentos, principalmente o fechamento das igrejas e o comércio, e ela foi categórica ao informar que tudo acontece com base em estudos científicos. Ela ressaltou que não há outra maneira para evitar a propagação do vírus se não for pelo distanciamento social.

Estudos científicos preveem números assustadores para a população de Coité, de acordo com a médica os números mostram que se 666 pessoas adoecerem em Coité, cerca de 100 precisariam de internamento o que iria colapsar a saúde, pois a cidade não tem leito para atender essa quantidade, dai a importância do achatamento da curva para frear a transmissão do vírus para que o adoecimento aconteçam gradualmente. Desses doentes 5% precisaria de leito de UTI o que corresponde a 33 pacientes. E aplicando a taxa de mortalidade brasileira seriam 45 mortes, no cenário de 1% da população coiteense.

Com 20% da população coiteense que é de pouco mais de 66 mil hab, infectad , seria 13.322 doentes, destes 15% necessitaria de internamento que corresponde a 1998 pessoas e 5% deles necessitariam de atendimento especializado em UTI, ou seja, 666 pessoas. E aplicando a taxa de 6,8% de mortalidade no país, Coité teria 903 óbitos.

O prefeito reforçou que por essa razão teve que tomar medidas duras para evitar que esse mal aconteça.

LEIA TAMBÉM 

AVISO DE TRANSMISSÃO COMUNITÁRIA DO COVID 19 EM COITÉ




Veja na integra toda Live


Com Informações  do CN 

 

COMPARTILHE

Postar um comentário

»GPB - GIRANDO PELA BAHIA
A GENTE OUVE VOCÊ!


Destaque

NOVO CORONAVÍRUS REFLEXÃO - POR DR. FAGNER FERREIRA

 NOVO CORONAVÍRUS  REFLEXÃO   POR DR. FAGNER FERREIRA Infelizmente, a humanidade passa por um momento que nunca foi vivenciado e esp...

Postagens mais visitadas

 
Copyright © GIRANDO PELA BAHIA. Designed by Júnior Martins