Nessa conjuntura, a Embasa recomenda que os moradores dos treze municípios evitem o uso de água potável para fins menos importantes como a lavagem de carros, de calçadas ou rega de plantas e jardins, priorizando o reuso.
Esta situação está levando a Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa) a iniciar uma campanha de conscientização para o uso racional da água distribuída nos municípios. O mote da campanha é “Economize água. Cada gota conta” e busca alertar à população sobre a necessidade de consumir menos água para que seja possível garantir a continuidade do abastecimento regular diante dos efeitos da estiagem prolongada que acontece em toda a região.
A disponibilidade hídrica da barragem de Pedras Altas é monitorada diariamente pela Embasa e pelo Inema, órgão ambiental do Governo do Estado responsável pela gestão e fiscalização da utilização dos recursos hídricos estaduais. “No ano passado, nesse mesmo período, a barragem estava com mais de 70% da capacidade”, informa o gerente da unidade regional da Embasa em Feira de Santana, Euvaldo dos Santos Neto.
Ação preventiva
Como medida preventiva, a Embasa diminuiu a retirada de água da barragem de Pedras Altas e está complementando com água advinda da barragem de São José do Jacuípe. Do volume total distribuído hoje, 70% vem de Pedras Altas e 30% de São José do Jacuípe. É uma medida temporária visando preservar o máximo possível a disponibilidade de Pedras Altas.
Mesmo com essa ação, a tendência é a diminuição progressiva do nível da barragem, caso não chova. As altas temperaturas também são um fator preocupante, pois, além de contribuir para aumentar o consumo, também são responsáveis pela evaporação diária de água da barragem. “Chegamos a um cenário em que será preciso consumir menos água para evitar um racionamento”, reforça o gerente.
Recomendações
Nessa conjuntura, a Embasa recomenda que os moradores dos treze municípios evitem o uso de água potável para fins menos importantes como a lavagem de carros, de calçadas ou rega de plantas e jardins, priorizando o reuso. Também é importante que os proprietários revisem as instalações internas dos seus imóveis, de modo a evitar a ocorrência de vazamentos.
Em caso de vazamentos na rua, os moradores podem informar à Embasa pelo 0800 0555 195 para que a empresa faça a correção no menor tempo possível, evitando o desperdício.
Dicas para Economia de Água
- Feche a torneira enquanto ensaboa a louça e atenção: ao comprar máquina de lavar roupas ou pratos, verifique no manual o consumo de água do produto.
- Acumule as roupas e lave de uma vez. Se for lavar a mão, não esqueça de fechar a torneira enquanto ensaboa e esfrega a roupa. Depois, jogue a água da lavagem de roupas em um balde e use na limpeza da casa.
- Jamais use água para limpar a calçada e o quintal. Use a vassoura.
- Não lave hortaliças e legumes em água corrente. Use uma bacia.
- Instale arejadores de vazão nas torneiras. O arejador pode reduzir o consumo de água em até 80%. Os modelos mais econômicos funcionam com uma vazão fixa, espalhando a água através de microjatos.
- Na hora de olhar as plantas, use regador em vez de mangueira. Assim você gasta muito menos.
- Na hora de passar o xampu e o sabonete, desligue o chuveiro.
- Ao lavar o carro, em vez de usar mangueira, use balde.
- Enquanto estiver escovando os dentes, fazendo a barba ou ensaboando as mãos, deixe a torneira fechada. Reabra apenas para enxaguar.
- Se possível, substitua vasos sanitários antigos, que consomem mais água, por modelos novos, com a descarga acoplada e dois fluxos (de 3 e 6 litros)
Fonte ASCOM Embasa
Postar um comentário
»GPB - GIRANDO PELA BAHIA
A GENTE OUVE VOCÊ!