Ano após ano, a mão de obra feminina tem sido mais valorizada. Esta é a constatação do secretário do Planejamento da Bahia e ex-presidente da Petrobras, José Sergio Gabrielli, após análise dos indicadores dos últimos dez anos da Pesquisa de Emprego e Desemprego da Região Metropolitana de Salvador (PED – RMS). Este é o tema do programa Encontro com Gabrielli dessa semana, que está disponível para download no site www.facebook.com/encontrocomgabrielli.
De acordo com Gabrielli, entre os anos de 2010 e 2011, a PED-RMS demonstrou uma queda na taxa de desemprego das mulheres, passando de 20,5% para 18,6%. Além disso, na última década houve ampliação da participação da mulher no mercado de trabalho. “Houve um crescimento intenso da parcela de trabalhadores com nível superior completo para ambos os sexos, mas o ritmo de incorporação das mulheres com formação acadêmica foi mais acelerado, crescendo de 9,8% para 16,1% entre 2000 e 2010”, afirma Gabrielli.
No caso dos homens, a participação passou de 6,7% para 10,6% nesse período. “Isso quer dizer que as mulheres com maior nível de escolaridade tem conseguido alcançar melhores resultados, e mais rapidamente, do que os homens com a mesma formação”, destaca o secretário.
Outro dado positivo refere-se ao incremento na ocupação de pessoas. “Em termos absolutos, de 2010 para 2011, 22 mil negros saíram da situação de desemprego, sendo a maioria mulheres [18 mil]”, pontua o titular da pasta do Planejamento da Bahia, complementando ainda que “com base em dados de 2009, a RMS emprega 115 mil pessoas, das quais 94% são mulheres”, ressalta.
Postar um comentário
»GPB - GIRANDO PELA BAHIA
A GENTE OUVE VOCÊ!