Ultimas do seu time

Coité: Edevaldo Ramos garante que vai deixar carreira política

Coité: Edevaldo Ramos garante que vai deixar carreira política

Chega a ser um decisão rara, pois o vereador e presidente da câmara há oito anos, reside em um distrito que tem pleno dominio e sempre figurou entre os primeiros colocados em cinco mandatos.
Há oito anos com a presidência da Câmara de Vereadores, Edvaldo Ramos, falou ao CN que esta era a última eleição que participaria como político. "Deixo aqui a vida pública. Vou cumprir o meu mandato e irei desfilar do PP e não me filiarei a nenhum partido após o dia 05 de setembro do próximo ano. Vou apenas votar e não apoiarei nenhum candidato em 2012", falou o vereador, exatamente pouco antes do final do pleito de domingo (03).
Atendendo ao pedido do vereador Edvaldo Ramos, a equipe do CN não ouviu o vice-prefeito Deraldo Ramos, mesmo estando próximo do local onde Dé foi entrevistado. "Deraldo está muito nervoso diante dos últimos acontecimentos e é bom não falar sobre este assunto", justificou. Deraldo e muitos membros da família estavam com santinhos do deputado Zé Neto.Segundo Edevaldo, Deraldo também está decidido a se afastar da vida pública. Deraldo está como vice prefeito pela segunda vez, antes governou com o proprio Tom de 2001 a 2004.
Com a decisão de Dé, em abandonar a política, surgem diversos nomes para possíveis candidatos a vereadores pela região, a exemplo de Ronaldo Gomes, Ramon Ramos (PP), Antonio Carlos, Eduardo Araújo (DEM), Cristovam dos Santos e José Aldo Cardoso. Dé disse que está descartada a "herança de votos" até mesmo de irmãos que ele garante não apoiar caso decida por candidatura. O edil não revelou os motivos da decisão de abandonar a vida pública, que deixará sem conhecer derrota.

Apoio ao petista Zé Neto de última hora - Depois de declarar, em conversa com um repórter do CN, que não apoiaria os candidatos a deputados dos "vermelhos", grupo liderado pelo ex-prefeito Hamilton Rios (DEM), cuja matéria foi publicada no dia 18 de maio, o vice-prefeito de Conceição do Coité, Deraldo Ramos (PP)(foto) cumpriu a palavra e assumiu a campanha da reeleição do deputado estadual Zé Neto (PT) e de João Leão (PP), deputado federal. O presidente da Câmara de Vereadores, Edevaldo Santiago Ramos (PP), Dé, sobrinho do vice-prefeito, acompanhou o tio na sua decisão.
Pedindo ao CN o direito de ficar calado, o vereador disse que não externava detalhes do "acordo" que resultou no apoio ao deputado Zé Neto, reservando apenas e afirmar que toda conversa foi com Deraldo Ramos e de sua parte, coube a decisão de acatar o que foi acertado com o tio. "Zé Neto foi uma decisão de Deraldo, depois de conversar com o vereador Danilo PT, que também é seu sobrinho. De minha parte, fiquei apenas insatisfeito com o deputado Emério Resedá que não lutou para que o asfalto Ichú/Conceição do Coité passasse pela Aroeira", falou Dé. O vereador disse também que ligou para o deputado e falou que ele só servia para atrapalhar." A população ficou revoltada coma falta de atenção do deputado e eu não ia ficar contra meu povo", declarou.
Tom não foi à Aroeira - Considerado um dos mais importantes colégios eleitorais do município de Conceição do Coité, o candidato a deputado Tom Araújo não visitou a região da Aroeira, tendo inclusive agendado uma visita para o sábado (25) e foi recomendado pelo vereador a suspender o compromisso. Questionado sobre os motivos que levou ele a suspender a visita do candidato, Dé disse ao CN que foi um trabalho de plafletagem feito por militantes do PT, onde distribuíram cópias do Diário Oficial onde falava sobre o projeto de asfaltamento do trecho Coité/Ichú, pelo Distrito de Juazeirinho. "Essa decisão de não apoiar Tom, foi um protesto contra o deputado Emério Resedá", falou Edvaldo Ramos.
O vereador lembrou que na eleição de 2006, Emério Resedá teve 630 votos e, agora em 2010, Tom obteve 120, contra 200 do deputado Zé Neto, apoiado e divulgado nos dois últimos dias de campanha. "Nós aqui votamos em João Leão para deputado federal, que obteve 500. Ele liberou recursos no valor de R$ 150 mil e foram calçadas cinco ruas", lembrou o vereador. Antes de tornar público esta decisão, Dé contou que das 440 residências do Povoado, apenas os moradores de 05 casas decidiram continuar apoiando Tom.
Conversa em família - Segundo o vereador Adalberto Gordiano, "Betão" (PT), todo entendimento para os "Ramos" apoiarem o deputado Zé Neto, foi articulado pelo vereador Danilo Ramos. "Até que estive em uma reunião e ao perceber que a conversa era entre família, resolvi sair e não sei contar nada sobre o que ficou acertado", falou Betão.
Betão acredita que um dos motivos que levaram os "Ramos" a assumirem publicamente está posição, foi uma conversa que "circulou na cidade", na última sexta-feira (01), que a secretária Genilda Mota será exonerada e em seu lugar assumirá uma pessoa indicada pelo deputado Emério Resedá.
Força dos Ramos - Dentre os funcionários da prefeitura, uma grande maioria é pertencente à família dos "Ramos", fato inclusive denunciado pelo PT no inicio da gestão do atual prefeito Renato Souza. "Não creio que o prefeito tenha raça e coragem para mexer com os "Ramos", falou Betão ao CN. Atualmente, quatro, dos dez vereadores pertencem à família.Os vereadores Orlando (PP), Danilo do PT (foto) e Edevaldo Ramos (PP), são primos carnais e o vereador Raimundo José de Oliveira (DEM), pai do vereador Danilo, é casado com Odete Ramos, uma das filhas de Argimiro Ramos, patriarca da família, somado aos outros dois vereadores da oposição, caso se rebelem, formam uma grande bancada na câmara de vereadores. Além do mais, a secretária de educação, ex-primeira dama, Genilda Ramos, tem grande força junto aos funcionários municipais considerados "apadrinhados" de Vertinho.

Com informações: calila noticias

Nenhum comentário

»GPB - GIRANDO PELA BAHIA
A GENTE OUVE VOCÊ!