Coité: Prefeito Francisco de Assis se reúne com membros do MST e do INCRA


O prefeito Francisco de Assis recebeu em seu gabinete, nesta quarta, 18, os representantes do INCRA (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária), Ciro Cedraz, ouvidor agrário regional, o chefe da divisão obtenção de terra, Jorge Souza, o diretor estadua do Movimento Sem Terra, Pascoal Silva  e  cerca de 40 assentados, a fim de discutir a desapropriação de terra na região e buscar soluções para o impasse de ocupação da fazenda Marruás, que fica no município de Coité, entre Nova Palmares e Itareru, onde estão cerca de trezentas famílias (a maioria de Coité) do acampamento Alto Alegre, segundo os lideres do movimento.

No mês de fevereiro houve uma reunião com o juiz Gerivaldo Neiva, o prefeito Assis, membros do INCRA, o proprietário da terra e lideres do MST com as famílias acampadas, quando ficou definido um prazo para saída dos sem terra. Mas depois o acordo teria sido quebrado com uma nova ocupação na fazenda, o que motivou a reunião desta quarta, 18.
O diálogo entre as partes durou mais de duas horas, e chegou se a um acordo: os acampados têm até o dia 14 de julho para sair da propriedade, pois o dono alega que sua terra é produtiva, com pecuária de corte e criação de ovinos. Durante este tempo, eles vão buscar um local para ficar até que o processo de posse da terra, que está em andamento, se resolva definitivamente.
Assis ao lado de Danilo, vereador e Ciro Cedraz, ouvidor agrário do INCRA
Assis ao lado de Danilo, vereador e Ciro Cedraz, ouvidor agrário do INCRA
O prefeito garantiu apoio aos assentados, na logística de transporte e no cadastro das famílias no CadÚnico.  O INCRA vai contribuir com material de barraco e cestas básicas, junto ao Ministério de Desenvolvimento Social.
O ouvidor agrário Ciro Cedraz, disse qual foi o objetivo da reunião, de modo geral, “nosso objetivo é discutir o processo de desapropriação de terra na região do sisal e resolver o impasse da ocupação da fazenda Marruás aqui em Coité”, resumiu.
Pascoal destaca a luta do movimento na região e pede apoio da sociedade: “nossa luta é por dignidade, pelo direito à terra, para que estas famílias possam produzir e ter mais alimentação na mesa. Pedimos o apoio da sociedade, pois buscamos uma reforma agrária pacifica aqui na região”, ressaltou o diretor  do MST.
O vereador Danilo, líder do governo na Câmara de Vereadores, esteve na reunião e destacou a contribuição do governo municipal neste diálogo, bem como o apoio do prefeito aos trabalhadores, “o prefeito Assis tem sido fundamental neste diálogo, mediando o conflito entre MST e INCRA, buscando respeitar o direito do proprietário da terra e apoiando o movimento”, afirmou Danilo.


Assis almoça com os trabalhadores do MST.
Assis almoça com os trabalhadores do MST.

COMPARTILHE

Postar um comentário

»GPB - GIRANDO PELA BAHIA
A GENTE OUVE VOCÊ!


Destaque

NOVO CORONAVÍRUS REFLEXÃO - POR DR. FAGNER FERREIRA

 NOVO CORONAVÍRUS  REFLEXÃO   POR DR. FAGNER FERREIRA Infelizmente, a humanidade passa por um momento que nunca foi vivenciado e esp...

Postagens mais visitadas

 
Copyright © GIRANDO PELA BAHIA. Designed by Júnior Martins