Greve da Policia: Exército já está com 6.000 homens para substituir policiais

imageExercito ocupará as ruas de Salvador no lugar da policia
Membros do Exército Brasileiro chegam à Bahia nesta quarta-feira (16) para assumir o comando da segurança do Estado, por causa da greve dos policiais militares, iniciada na noite dessa terça (15), após decisão em assembleia.
Inicialmente, o governo informou que serão disponilibilizados mais de 5.000 homens das Forças Armadas e da Força Nacional. O comandante da 6ª Região Militar do Exército, general Racine Bezerra Lima, informou nesta quarta-feira (16) que 6.000 militares das Forças Armadas já estão na Bahia para garantir a segurança nas ruas da população durante a greve da Polícia Militar, iniciada nesta terça-feira (15).

O número é maior que os 5 mil anunciados inicialmente e pode mudar conforme a necessidade de mais efetivo. O general também disse que outros 2.500 militares devem chegar nos próximos dias.

O general assumiu o comando das operações de segurança nesta tarde, após a presidente Dilma Rousseff assinar o decreto de Garantia da Lei e da Ordem autorizando o emprego das Forças Armadas na Bahia. Com o decreto, é conferido aos militares condições de patrulha, vistoria e prisão em flagrante.

Os militares que chegaram ao Estado são de Aracaju, Fortaleza, Recife e São Paulo e ficarão por tempo indeterminado. Segundo o general, as Forças Armadas vão se concentrar em Salvador, devido ao maior número de moradores, mas também serão direcionadas ao interior, conforme a necessidade.

Segundo as associações militares, a paralisação chega a quase 100% do efetivo. Pela manhã, apenas 202 policiais foram às ruas fazer ronda. 
Em entrevista coletiva, o governador Jaques Wagner (PT) disse que as associações militares romperam com acordo firmado com o governo na terça-feira. "Introduzi uma mudança para os praças de 7%, e eles assinaram concordando. Cinco minutos depois decretaram a greve. As associações romperam com acordo feito com o governo, adotando uma posição unilateral", disse.

O ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, irá nesta quinta (17) a Salvador, acompanhado do superintendente da Polícia Federal e do chefe das Forças Armadas, segundo Wagner. "Falei com a presidente Dilma, e a população não ficará descoberta. Se necessário, vamos convocar mais homens para a segurança", disse o governador.

A greve já foi considerada ilegal pela Justiça, nesta quarta-feira, atendendo a um pedido do Ministério Público. O procurador-geral de Justiça, Márcio Fael, alegou que a Constituição não prevê direito aos militares de fazerem greve (Informações do UOL/Bahia).

COMPARTILHE

Postar um comentário

»GPB - GIRANDO PELA BAHIA
A GENTE OUVE VOCÊ!


Destaque

NOVO CORONAVÍRUS REFLEXÃO - POR DR. FAGNER FERREIRA

 NOVO CORONAVÍRUS  REFLEXÃO   POR DR. FAGNER FERREIRA Infelizmente, a humanidade passa por um momento que nunca foi vivenciado e esp...

Postagens mais visitadas

 
Copyright © GIRANDO PELA BAHIA. Designed by Júnior Martins