Cineasta José Araripe Júnior é nomeado Diretor-Geral do IRDEB

imageJosé Araripe Júnior, que também é roteirista, nasceu em Ilhéus
Foi publicada na sexta-feira (14), no Diário Oficial da Bahia, a nomeação de José Araripe Cavalcante Junior, para o cargo de diretor-geral do IRDEB em substituição ao cineasta Pola Ribeiro.
José Araripe Júnior, que também é cineasta, é roteirista, diretor e artista plástico nascido em Ilhéus. Antes de assumir a direção geral do Irdeb atuava na instituição como diretor de Programação e Conteúdos da Televisão Educativa da Bahia. Foi gerente do Centro Técnico Audiovisual do Ministério da Cultura, gerente executivo de Conteúdo e gerente do Núcleo de Programas Especiais da TV Brasil/RJ, da EBC Empresa Brasil de Comunicação, onde coordenou a realização dos programas semanais “De Lá para Cá”, “Cara e Coroa”, “3 a 1”, “Caminhos da Reportagem” e “Observatório da Imprensa”.
Biografia
Seguindo os passos da mãe que escrevia, pintava e tocava piano, desde cedo José Araripe Júnior demonstrou pendor para as artes. Sua primeiras incursões foram compondo músicas para festivais estudantis, escrevendo poesia, peças teatrais, desenhando e pintando – aos 9 anos estudou desenho artístico e publicitário por correspondência através do Instituto Universal Brasileiro. Aos 13 anos realizou suas primeiras filmagens em super 8; a primeira ficção, o curta “João Cidade”, rodado em Salvador com apoio da irmã que estudava psicologia na UFBA.
Aos 15 anos ao tempo que ingressava na Escola Média de Agricultura da Região Cacueira, no curso profissionalizante de Tecnologia de Alimentos, participou de feiras de arte e foi premiado em festivais regionais de música estudantil. No festival da Canção de Itabuna, do qual sagrou-se vencedor, também teve a canção “Prisão do Ventre”, que criticava o analfabetismo proibida pela censura federal. Ainda na adolescência, o envolvimento com o cinema cresceu nas participações como espectador assíduo da Jornadas Internacionais de Cinema promovidas pelo cineasta Guido Araújo, no Instituto Cultural Brasil Alemanha, em Salvador e que então era o grande centro da resistência do cinema independente brasileiro.
Em 77 mudou-se com sua mãe para Salvador onde ingressou na Universidade Federal da Bahia no curso de Artes Plásticas. Dedicou-se principalmente à xilogravura, bico de pena, instalações e cinema experimental, tendo como principal mestre do qual foi monitor, o professor Juarez Paraíso. Teve destacada participações em salões de arte sendo premiado em duas edições do Salão Nacional Universitário de Artes Plásticas da Funarte, em Salvador e Santa Catarina.Teve sua primeira experiência em uma grande produção cinematográfica, participando como ator no filme “O Último Herói de Gibi”, de José Frazão. Com este mesmo diretor e Emiliano Ribeiro, em 1979, foi assistente de direção no longa “Brilhaê”. Paralelo aos estudos de artes na faculdade, escreveu poesia, publicando “Alegretos de Gaiola”.
Ingressou via uma oficina na companhia Teatro Livre da Bahia, residente do Teatro Vila Velha, dirigida por João Augusto, onde escreveu e atuou para “Off Sina Pombas Bahia”, e atuou em “Gracias a La Vida” e “Oxente Gente Cordel”, espetáculos premiados no projeto Mambembão, e que excursionaram pelo país. Ao lado de Bemvindo Siqueira, Harildo Deda e Sonia dos Humildes participou de espetáculos de teatro de rua, para qual escreveu em parceria com Braulio Tavares, “O Homem do Canivete”. Neste mesmo ano atuou na montagem infanto-juvenil “Trupizupe, o Raio da Silibrina”, com direção de Arly Arnoud, e “Joga Babico no Lixo”, com direção de Maria Manoela.Nas suas atividades teatrais voltadas para o interior do estado dirigiu e atuou ao lado de José Delmo Silva nos espetáculos “Duelo Noturno de um Homem Vil” e “Dois Perdidos numa Noite Suja”.

COMPARTILHE

Postar um comentário

»GPB - GIRANDO PELA BAHIA
A GENTE OUVE VOCÊ!


Destaque

NOVO CORONAVÍRUS REFLEXÃO - POR DR. FAGNER FERREIRA

 NOVO CORONAVÍRUS  REFLEXÃO   POR DR. FAGNER FERREIRA Infelizmente, a humanidade passa por um momento que nunca foi vivenciado e esp...

Postagens mais visitadas

 
Copyright © GIRANDO PELA BAHIA. Designed by Júnior Martins