Na manhã desta segunda-feira (09), o prefeito Nafitel Ramos realizou uma audiência pública no prédio da Prefeitura Municipal com os funcionários municipais de todas as áreas tanto da sede quanto dos povoados, efetivos e contratados, para explicar a situação que o município se encontra.
Na oportunidade o contador da prefeitura, Raimundo Nonato, explanou sobre a receita arrecadada e as despesas realizadas em 2012, como receita tributária, patrimonial, de serviços, participação da Receita da União, compensação financeira, programas do SUS, do FNAS, FNDE, FUNDEB, comprometimento despesa de pessoal, de dívida pública entre outros pontos abordados e comparou com a receita e as despesas até agosto de 2013. Ele ponderou “diante da arrecadação existem medidas a serem adotadas porque o importante não é o que se arrecada, é o que se gasta, da forma que se gasta, então essas audiências elas são importantes justamente para demonstrar à população a realidade financeira do município e essa realidade não é só de São Domingos, é uma realidade de toda a região, de todo Estado e até mesmo do Brasil, então é louvável esse tipo de ação porque leva uma conscientização política para a população”.
O Secretário de Administração, Herlandson Linhares, explicitou as dívidas encontradas em 01 de janeiro do corrente ano; os secretários, Lucival Araújo (Saúde); Huguemberg Queiroz (Educação) e Suzana Teixeira (Assistência Social) falaram sobre a situação de suas secretarias e se dispuseram a ajudar Nafitel nessa fase difícil.
Ernesto Júnior, advogado da prefeitura há 5 anos e demitido este mês por não ter receita para realizar seu pagamento, deu seu depoimento sobre o desligamento da prefeitura e explicou as consequências jurídicas para o prefeito caso ele não tome uma atitude sobre a situação, como por exemplo, contas rejeitadas e inelegibilidade por 8 anos.
O Presidente do Sindicato dos Servidores Públicos, Josenildo Carneiro, ressaltou sobre a importância da transparência, das leis defasadas e disse “o sindicato está do lado dos servidores e está aí juntamente com os secretários, a Câmara de Vereadores e o prefeito para ajudar a prefeitura neste momento, porque o papel do sindicato é cooperar com a administração pública para então resolver a situação dos servidores”.
O funcionário público, Luiz de Jesus, discursou e ofereceu seu apoio aos gestores do município, ele declarou “eu, Luiz, sempre falei com Nafitel que ele tinha de fazer dessa forma, tem que reunir, conversar com as pessoas que elas vão entender. Aqui hoje ficou clara a situação da prefeitura, mas não vamos julgar gestões passadas, porque não importa gestão passada, o que importa é agora, é o que Nafitel vai fazer tanto porque é a administração dele que vai garantir o futuro dos nossos filhos, de nossas famílias”.
Nafitel Ramos, prefeito do município, enfatizou “hoje realizamos a audiência com os nossos funcionários e servidores, porque o nosso está passando por uma fase dificílima e temos de resolver este problema. Nossas receitas caíram demais, estamos com muitos débitos de folha de pagamento, com INSS e as nossas despesas continuam as mesmas ou maiores e infelizmente eu vou ter que tomar uma atitude drástica que é demitir, eu nunca pensei em demitir ninguém, mas agora vamos apertar o cinto, vamos cortar a hora extra e as gratificações de todos os funcionários, somente aqueles que têm direito vão receber, vamos pagar o devido que a gente tem condições de pagar e estou muito satisfeito porque a reunião foi um sucesso e vamos pedir a Deus que nos dê dias melhores para este município”.
O prefeito Nafitel encerrou a audiência explicitando a situação e pedindo a colaboração dos servidores nesse momento difícil. A audiência, que teve como objetivo esclarecer à população a crítica situação financeira que a prefeitura enfrenta e que tem ocasionado atraso de salários dos funcionários, foi realizada com sucesso.
Por Ariclene Cunha - Ascom PMSD
Postar um comentário
»GPB - GIRANDO PELA BAHIA
A GENTE OUVE VOCÊ!