Venezuela: Maduro vence eleições, Capriles não reconhece resultado



Nicolás Maduro, 50 anos, o candidato do “chavismo” às eleições na Venezuela, venceu o escrutínio por menos de 300.000 votos e é o novo Presidente do país. Contudo, o seu opositor, Henrique Capriles, 40 anos, quer uma recontagem dos votos, não aceitando os resultados preliminares avançados pelo Conselho Nacional Eleitoral (CNE).
De acordo com os dados avançados pelo CNE venezuelano, Maduro recolheu 50,66% dos votos do sufrágio, contra 49,07% recolhidos por Capriles com uma diferença de apenas 235.000 votos. “Hoje podemos dizer que tivemos uma vitória eleitoral justa, legal e constitucional”, declarou Maduro, citado pela AFP, numa reacção aos resultados eleitorais feita a partir do palácio presidencial de Miraflores. A vitória representa uma “homenagem” ao “nosso comandante Hugo Chávez”, acrescentou.
Perante a escassa diferença, a oposição já fez saber que quer uma recontagem de todos os boletins de voto, dizendo que até lá não reconhecerá qualquer resultado. A CNE comprometeu-se a fazer uma auditoria, dada a pequena diferença. A confirmar-se a vitória daquele que se apresentou como "flho de Chávez", Maduro ficará à frente do país até 2019 e tomará posse a 19 de Abril.
“Esta foi a primeira eleição sem o grande candidato, mas está cá o seu filho, que agora vai ser Presidente e mostrar que é digno do legado do seu pai”, prosseguiu Maduro, citado pela Reuters. De acordo com o El País, Maduro disse também que está disposto a conversar com Capriles e que este até já lhe telefonou após a divulgação dos resultados oficiais para pedir que apelasse à tranquilidade dos cidadãos. “Não queremos violência e apelamos à paz, ao respeito e à tolerância, ao respeito pelas instituições”, declarou o vencedor.
Já Capriles, que voltou a contestar a imparcialidade das eleições, denunciando abusos durante a campanha e o escrutínio, recusou reconhecer a derrota eleitoral. “Não vamos reconhecer nenhum resultado até que cada boletim de voto dos venezuelanos seja recontado, um por um”, disse o candidato da oposição ao "chavismo", rodeado de apoiantes. “O derrotado é você e o seu Governo, senhor Maduro. Eu não compactuo nem com a mentira nem com a corrupção”, insistiu Capriles, citado pelo El País.(BBC)

COMPARTILHE

Postar um comentário

»GPB - GIRANDO PELA BAHIA
A GENTE OUVE VOCÊ!


Destaque

NOVO CORONAVÍRUS REFLEXÃO - POR DR. FAGNER FERREIRA

 NOVO CORONAVÍRUS  REFLEXÃO   POR DR. FAGNER FERREIRA Infelizmente, a humanidade passa por um momento que nunca foi vivenciado e esp...

Postagens mais visitadas

 
Copyright © GIRANDO PELA BAHIA. Designed by Júnior Martins