Coité – Pela primeira vez um prefeito visita a comunidade de Sertãozinho e garante mudar situação de extrema pobreza

Sertãozinho fica na região do Distrito de Salgadália próximo ao limite com o município de Barrocas.
Assis no Sertãzinho-des

Seguindo o exemplo do ex-presidente Lula, que ao assumir o governo em janeiro de 2003, reuniu todos os 29 ministros e levou a cidade de Itinga, em Minas Gerais, para mostrar a realidade de uma das cidades mais pobres do Brasil, a Caravana da Fome, como ficou conhecida a viagem, que também passou pela favela de palafitas Brasília Teimosa, no Recife (PE), e pela vila Irmã Dulce, em Teresina (PI), o prefeito Francisco de Assis (PT), acompanhado da primeira-dama Flávia Amâncio, reuniu todos os secretários e foi à comunidade de Sertãozinho, considerada uma das mais pobres e excluídas pelas gestões anteriores. Sertãozinho não tem energia elétrica, escola, estrada, campo de futebol ou qualquer outra área de lazer e raramente é visitado pelo agente de saúde, segundo os moradores.
Assis no Sertãzinho-3
Na comunidade residem aproximadamente 50 famílias, distribuídas em duas aglomerações habitacionais, ou seja, a primeira formada por dez casas, conhecida por região de Dona Martinha e a segunda, com aproximadamente 15 casas, nas margens da estrada de Samambaia e as restantes construídas de forma isolada dentro da caatinga. O único meio de subsistência dos moradores da região é o sisal, que murchou em consequência da seca e os motores estão parados a mais de dois meses.
Assis no Sertãzinho-7
Segundo Maria Pastora Silva, 62 anos, o Sertãozinho é tão esquecido que desde que o município de Conceição do Coité foi emancipado, a quase oito décadas, nunca em sua história, um prefeito havia pisado no solo da comunidade. “Estou vendo pela primeira vez Assis. Pensei que ia morrer e não via isto. Até que enfim alguém se lembrou da gente”, desabafou a aposentada.
Assis no Sertãzinho-6O prefeito fez questão de conduzir a reunião, onde participaram sete, dos nove secretários do município. Assis posicionou a sua equipe em frente ao sol e colocou os moradores na sombra da casa, pois a reunião aconteceu ás 15h30 de segunda-feira (11), no pico do calor e, segundo o prefeito, foi proposital, para que todos saibam o quanto aquelas pessoas sofrem e deverão receber do governo todo apoio, pois sempre foram excluídos.
Assis garantiu que não medirá esforços para melhorar a qualidade de vida de todas aquelas pessoas. “Vamos abrir ruas, construir uma praça,um campo de futebol,lutar para que a energia chegue e sobretudo, cuidar para que todos sejam tratados com dignidade e cidadania”, garantiu o petista.
Assis no Sertãzinho-4Assis também determinou que o secretário de Infraestrutura Joca da Jocerp providenciasse o projeto de urbanização e através do departamento de iluminação, agilizasse a execução da iluminação junto à superintendência de energia do governo do estado e programa luz para todos. Evânia Carneiro, secretária de Desenvolvimento Social, a inclusão das famílias em todos os programas sociais, começando pela distribuição de leite e suco enviado pela CONAB para as pessoas que estão sofrendo com a seca e Urbano de Carvalho, da agricultura, a viabilidade de encontrar um local para construção de barragem, para somar, já que na região existem as barragens do Esgoto e Extrema, que pertencem ao governo federal, preparem a região para enfrentar secas vindouras. O único beneficio de governo existente na comunidade é o sistema de abastecimento d’água construída por ocasião da adutora de Salgadália.
Cidadão aprova o suco que foi entregue para todos os moradores, a mesma quantidade de leite também foi entregue.
Cidadão aprova o suco que foi entregue para todos os moradores, a mesma quantidade de leite também foi entregue.
O prefeito lembrou que nos últimos anos, o Brasil conseguiu reduzir significativamente seu índice de pobreza tanto nas áreas rurais quanto nas urbanas, graças ao seu impressionante crescimento econômico e maior foco político na pobreza. Ele disse também que aproximadamente 40 milhões de brasileiros conseguiram sair da pobreza e se juntar à classe média na última década e que o governo federal conseguiu reduzir pela metade a incidência da pobreza rural nas últimas duas décadas, mas a pobreza extrema continua sendo uma preocupação nas áreas rurais, “portanto a Prefeitura de Coité vai investir no sentido de melhorar a vida das pessoas e tirar desta linha de pobreza, contando com apoio do governo federal e estadual”, concluiu Assis.
Assis no Sertãzinho-1Segundo os moradores da região, eles estão sobrevivendo dos recursos do bolsa família e da aposentadoria. Na região, existe apenas um carro, o chevette pertencente ao agricultor conhecido por “Seu Antonio”, que transporta os doentes até o Distrito de Salgadália e dai, em outro carro, para Conceição do Coité, a 24 km.
Assis no Sertãzinho-7.alexO vice-prefeito e secretário de saúde, Alex Lopes, voltou satisfeito da reunião e parabenizou o prefeito pela iniciativa, pois “iniciativas como esta, mexe com o coração”. Ele aproveitou a oportunidade e sugeriu ao secretário de Comunicação e Relações Institucionais, Valdemi de Assis que relatasse a ministra Luiza Bairros da Secretaria de Promoção da Igualdade Racial a necessidade da presença das ações do Plano Brasil Sem Miséria, para reverter à situação de extrema pobreza e alta vulnerabilidade social desta e outras comunidades existentes em Coité e esquecidas pelas gestões anteriores.
Assis no Sertãzinho-5A radialista Vilmara de Assis foi convidada pelo prefeito Assis para integrar a comitiva, disse que esta iniciativa coloca em prática um dos planos apresentado na campanha, que era a Prefeitura de Coité se aproximando, como nunca, dos mais pobres e trabalhando para melhorar a qualidade de vida. Na opinião da radialista, com atitudes desta natureza, vão se rompendo as barreiras sociais, políticas, econômicas, culturais e integrando as pessoas.
O presidente da Câmara de Vereadores, Betão Gordiano também marcou presença.

 Com informações  ASCOM/PMCC- fotos: Raimundo Mascarenhas

COMPARTILHE

Postar um comentário

»GPB - GIRANDO PELA BAHIA
A GENTE OUVE VOCÊ!


Destaque

NOVO CORONAVÍRUS REFLEXÃO - POR DR. FAGNER FERREIRA

 NOVO CORONAVÍRUS  REFLEXÃO   POR DR. FAGNER FERREIRA Infelizmente, a humanidade passa por um momento que nunca foi vivenciado e esp...

Postagens mais visitadas

 
Copyright © GIRANDO PELA BAHIA. Designed by Júnior Martins