FAPESB APOIA PROJETOS DE VALORIZAÇÃO DO SISAL


Foto; estufa – Fábrica da APAEB
A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (FAPESB), órgão vinculado à Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (SECTI) do governo da Bahia, tem nos últimos anos, dedicado mais atenção ao semiárido baiano, apoiando projetos de pesquisa e de estímulo ao desenvolvimento. Atualmente, somente em Valente concentram-se três importantes projetos: um, de fortalecimento do artesanato, junto à COOPERAFIS, coordenado pela Profª. Tatiana Velloso da UFRB; outro para a Indicação Geográfica (IG) do Sisal, que irá valorizar o sisal em todo Estado da Bahia, coordenado pelaProfª. Acácia Batista, da UEFS, em parceria com a APAEB; um terceiro, também em parceria com a APAEB, destina-se à melhoria do processo de produção e comercialização de capachos de sisal, coordenado pelo Prof. Ildes Ferreira, também da UEFS.
O projeto “Fibra do Sertão – Produção e Comercialização de Capachos de Sisal”, já em execução, que conta também com cinco bolsistas – uma pesquisadora local, dois estudantes de graduação e dois do ensino médio – contempla, basicamente, duas linhas de ação: um processo de capacitação, com as pessoas diretamente envolvidas na produção e comercialização de capachos, e aquisição de equipamentos. Esse processo de capacitação, já iniciado, contempla as tecnologias sociais de produção de capachos, pintura, design, gestão e mercado. Os equipamentos já adquiridos ou em processo de aquisição, e que potencializarão o sistema de produção de capachos, são: dinamômetro, enroladeira, gaiola giratória automatizada, cilindro do tear, máquina de cortar capachos, máquina de fabricação de tubos de papelão e uma estufa, adquirida diretamente de São Paulo (foto) que permitirá a secagem rápida das pinturas, melhorando a sua qualidade. O projeto permitiu, ainda, a aquisição de dois computadores (um para os pesquisadores da UEFS e outro para a APAEB) e um tablet.
Assim, o apoio da FAPESB permitirá potencializar e melhorar o processo de produção e de comercialização de capachos de sisal, possibilitando maior agregação de valor, contribuindo assim a valorização de toda cadeia produtiva do sisal. Para os estudantes bolsistas, que atuam como estagiários, o projeto oferece uma oportunidade de aprendizado complementar, constituindo-se num instrumento importante de vinculação da instituição de ensino com a comunidade.
Foto; estufa – Fábrica da APAEB

COMPARTILHE

Postar um comentário

»GPB - GIRANDO PELA BAHIA
A GENTE OUVE VOCÊ!


Destaque

NOVO CORONAVÍRUS REFLEXÃO - POR DR. FAGNER FERREIRA

 NOVO CORONAVÍRUS  REFLEXÃO   POR DR. FAGNER FERREIRA Infelizmente, a humanidade passa por um momento que nunca foi vivenciado e esp...

Postagens mais visitadas

 
Copyright © GIRANDO PELA BAHIA. Designed by Júnior Martins