Santaluz – PT confirma pré-candidatura de Zé Hamilton para prefeito


O petista que em 2008 foi candidato a vice na chapa de Joelcinho, disse que agora aguarda o apoio de todos.

O Diretório do PT do município de Santaluz, localizado no território do sisal, realizou na manhã de domingo (29), no salão de festas do Sisal Clube, um encontro para oficializar a pré-candidatura do sindicalista José Hamilton da Silva a prefeito e apresentou as 12 pessoas que pretendem disputar vaga na Câmara de Vereadores, sendo que alguns deles são filiados ao PHS e ao PDT, a exemplo do vereador Miraldo Santos Sena, que irá disputar seu quarto mandato. Zé Hamilton, como é conhecido o sindicalista reside no Povoado do Mucambinho, uma área de reforma agrária e vem se destacando pela luta em prol dos agricultores familiares, dos moradores da periferia e o reconhecido empenho pela sociedade em favor dos programas sociais dos governos estadual e federal.
Em seu discurso, lembrou a aliança feita com o PMDB em 2008 e justificou o fato de estarem juntos no mesmo projeto e hoje os pmdebistas deixaram este projeto, tornando difícil manter o compromisso de 2008, “há não ser que eles queiram nos apoiar, pois o PT terá candidatura própria”, afirmou Zé Hamilton. Ele deixou bem claro que qualquer coligação é com o PT encabeçando a chapa, pois o projeto do Partido dos Trabalhadores tem melhorado a vida das pessoas e “muitas coisas não chegam ao município porque não tem um gestor comprometido com os projetos de Dilma e Wagner”.
Zé lamentou que o município de Santaluz não estivesse participando do consórcio CONSISAL e com tantas famílias sem casa própria, não foi construída até o momento uma só casa pelo programa minha casa, minha vida e considerou um crime as comunidades de Serra Branca e Várzea da Pedra ainda não serem beneficiadas com água encanada. “Queremos libertar as pessoas da indústria dos carros pipas e que elas compreendam o que são seus direitos e que os políticos tradicionais não querem resolver estes problemas para que as pessoas pensem que são favores que estão fazendo e transforme em voto. Vamos ganhar a eleição e libertar o povo”, repetiu o pré-candidato.
Zé Hamilton finalizou o discurso defendendo o governador Jaques Wagner e a forma republicana de administrar, citando o caso da patrol que o estado doou a Prefeitura. “Depois de 40 anos o município recebeu uma patrol e foi doada Prefeitura e o procedimento tinha que ser este, pois a Prefeitura é quem tem dinheiro para manter e o governador não deu ao prefeito, deu a Prefeitura para colocar a serviço do povo. Nós do PT poderemos fazer muito em parceria com os governos do estado e federal, que são do PT. Queremos apenas uma oportunidade e chegou a nossa vez de melhorar a vida das pessoas e como exemplo podemos citar os 15 grupos de produção que vem melhorando a vida do povo”, concluiu o líder petista.

Estiveram presentes na reunião representantes do PHS, PDT, PV, PSB e PT e ao ser questionado pelo CN sobre o nome para vice-prefeito, Zé Hamilton disse que estar sendo trabalhado e não quis adiantar. Ao CN insistir, ele não descartou o nome de Renato Júnior, filho do médico Renato Gonçalves, porém lembrou que muitos outros nomes e todos bons.
Um número expressivo de militantes, filiados e simpatizantes do partido e outros de partidos lotaram o auditório do Clube, dentre eles José Jivaldo Oliveira de Jesus, diretor regional da DIREC 12, que destacou a importância regional de Zé Hamilton, o primeiro líder sindical a visitar a DIREC em 2007, quando ainda era secretário administrativo e na época já levava a proposta de criação de um curso voltado para agricultura resultando na transformação Transformar do Colégio Paulo Freire em um Centro de Educação Profissional do Território do Sisal com a importante colaboração do Superintendente de Educação Profissionalizante do Estado da Bahia o Professor Antonio Almerico Biondi Lima. Segundo Jivaldo, com um prefeito determinado, a exemplo de Zé Hamilton, fica mais fácil fazer governo e isto depende da união da militância para o convencimento dos eleitores.

Miraldo lembrou da qualidade de Zé Hamilton na câmara
Vereador Miraldo Sena, foi colega na Câmara de vereadores no mandato 2001/2004, quando Zé Hamilton também era vereador e o espírito de luta do sindicalista o falava a tribuna em todas as sessões, sempre com uma reivindicação, denúncia ou apresentação de projetos.
O professor Ari Reis da Silva, diretor do Colégio José Leitão, emocionou a militância ao lembrar que o PT em Santaluz cresceu, pois já teve reunião do PT com seis pessoas e “hoje o Clube estar lotado”, falou Ari arrancando aplausos dos companheiros.
A história do partido também foi contada pela deputada estadual Fátima Nunes. Ela lembrou o trabalho realizado por Carlos Matos da Silva, “Carlito” e José Nunes do Nascimento e contou que no inicio foi difícil e lutou transformar o país, depois o estado, restando o município.  
“Passaram por aqui uma freiras, a exemplo da irmã Raimundinha, isto no tempo da ditadura e elas diziam a gente podia ter um Brasil diferente e o importante era acreditar”, falou a parlamentar
 “Não podemos tomar prejuízo na eleição em 2012, vamos agarrar esta oportunidade e falar com muita garra, das conquistas do PT, pois quem não votou em Lula e Dilma, querem tirar proveito dos resultados positivos dos nossos projetos, mais a missão é convencer as pessoas que o melhor é um prefeito que tenha o mesmo pensamento de Dilma e Wagner”, concluiu Fátima Nunes.
Para Jackson da Silva Avelino (PHS), o município deseja uma transformação, mas há necessidade de divulgação das ações do movimento social e ele é um exemplo, pois é estar concluindo o curso de técnico agrícola no Centro de Educação Profissional.
Otoniel Evangelista do Vale representou a EBDA e Domingos Magalhães Neto, a CAR. “Santaluz necessita oportunizar as iniciativas populares que os administradores não vêm, a exemplo dos artesanatos. As transformações acontecer com a união de todos”, falou Magalhães, que aproveitou do momento e convocou o povo abraçar esta causa.  
O clube lotado com representantes de todas as comunidades rurais e dos bairros, num período de estiagem, chamou atenção de José Paulo Crisóstomo, líder do movimento de cooperativismo. “Eu acredito em Zé Hamilton e ele é a esperança, pois necessitamos de um refeito do movimento popular, a exemplo de Lula que governou o Brasil e tirou muita gente da miséria e vamos fazer isto aqui em Santaluz. Muita coisa ainda não chegou aqui (Santaluz) e eu consigo fazer em outros municípios e não consigo na minha terra e Isto me angústia, pois falta um prefeito preocupado com as causas sociais e o povo espera do PT coisas melhores e estamos unidos, essa é nossa esperança” externou Zé Paulo. 
Josenildo Carneiro Amorim, mais conhecido por Shodan, representou o deputado joseildo Ramos no evento e destacou a importância de Zé Hamilton para o partido.” Quando a sociedade escolhe um representante, ela estar escolhendo um modelo de projeto e o desejo de transformação de suas vidas e que estas pessoas façam a opção pelos pequenos e que eles para sejam tratados com serem humanos. O lançamento da pré-campanha  foi feito, agora vamos botar a campanha na rua e construir a l[ Linha vermelha começando em Santa Bárbara até Nordestina”, concluiu Shodan.
O poeta Justino Nunes, em um cordel, narrou outras lutas travadas pelo sindicalista, com destaque para os cinco assentamentos do município e os três acampamentos existentes no município, aonde chegam os projetos estruturantes, o apoio que tem dedicado à agricultura familiar e disse que uma marca de Zé Hamilton è que para ele tudo tem jeito. “Quem não lembra em 1987 implantação do PETI, os diversos projetos do programa luz para todos, ás cisternas do P1MC”, narrou o poeta.

Por: Valdemí de Assis / fotos: Raimundo Mascarenhas

COMPARTILHE

Postar um comentário

»GPB - GIRANDO PELA BAHIA
A GENTE OUVE VOCÊ!


Destaque

NOVO CORONAVÍRUS REFLEXÃO - POR DR. FAGNER FERREIRA

 NOVO CORONAVÍRUS  REFLEXÃO   POR DR. FAGNER FERREIRA Infelizmente, a humanidade passa por um momento que nunca foi vivenciado e esp...

Postagens mais visitadas

 
Copyright © GIRANDO PELA BAHIA. Designed by Júnior Martins