Ano novo, velhos desafios para Conceição do Coité – Francisco de Assis

Entre os maiores desafios de Coité, melhorar a saúde pública é o principal

O ano de 2012 chega a Conceição do Coité com os mesmos velhos problemas, e nos desafia a mudar a triste realidade que afeta a saúde, a educação, o desenvolvimento urbano e rural, o meio-ambiente, a arte, a cultura, o esporte e o lazer dos coiteenses.
Entre os maiores desafios de Coité, melhorar a saúde pública é o principal. Na região do Sisal, somos o único município que não possui hospital público. A crise na saúde coiteense foi parar numa reportagem do Jornal Nacional, da Rede Globo de Televisão. O hospital filantrópico Almir Passos, administrado pelo grupo político que governa o município, fechou as portas por mais de sete meses. Não temos UTI, não temos uma emergência médica equipada, não temos sequer uma maternidade pública.
 Falta-nos um Projeto Político Pedagógico capaz de melhorar a qualidade da nossa educação. A nomeação de diretores e secretários de escolas e até o transporte escolar atendem a critérios eleitorais. Estamos atrás de São Domingos, Ichu, Valente, Riachão e Santaluz. O IDEB da nossa maior escola pública municipal foi nota 1,5. O atual governo é incapaz de dialogar com os professores e já enfrentou duas greves na rede municipal de educação.
Nas áreas de desenvolvimento e meio-ambiente, não temos um trânsito municipalizado, a prefeitura permite construções e loteamentos segundo critérios eleitorais. Não temos aterro sanitário, não temos matadouro público que atenda as normas de saúde animal e vigilância sanitária. Não temos tratamento do esgoto. Em pleno século XXI, os calçamentos são feitos com estreitamento de ruas e sem rede de esgoto.
Nas áreas de arte, cultura e lazer a prefeitura não tem protagonismo algum. Foi incapaz de criar sequer um calendário de eventos. O apoio a projetos de iniciativa popular é precário, pontual e com viés eleitoreiro. No esporte, andamos para trás. Em 2009 e 2011 deixamos de participar até do tradicional Campeonato Intermunicipal, do qual somos tetra-campeões.
Mas apesar disso tudo, temos motivos para estar otimistas. Possuímos excelentes profissionais de saúde. Inclusive alguns que dirigem hospitais e clínicas em Coité ou em outros municípios. Temos um maravilhoso grupo de voluntários que trabalham no socorro a vítimas de acidentes. Temos um excelente quadro de professores municipais, gente abnegada e idealista, educadores, arquitetos, engenheiros, empresários, técnicos agrícolas, consultores, órgãos de proteção ao meio-ambiente, artistas, músicos e produtores.
Fazendo um recrutamento criterioso desses melhores quadros, somado a um projeto político-administrativo bem elaborado e bem executado, com metas e objetivos claros e ampla participação popular teremos a Conceição do Coité dos nossos sonhos.

COMPARTILHE

Postar um comentário

»GPB - GIRANDO PELA BAHIA
A GENTE OUVE VOCÊ!


Destaque

NOVO CORONAVÍRUS REFLEXÃO - POR DR. FAGNER FERREIRA

 NOVO CORONAVÍRUS  REFLEXÃO   POR DR. FAGNER FERREIRA Infelizmente, a humanidade passa por um momento que nunca foi vivenciado e esp...

Postagens mais visitadas

 
Copyright © GIRANDO PELA BAHIA. Designed by Júnior Martins