A festa da padroeira de Araci, Nossa Senhora da Conceição, é umas das festas mais tradicionais da cidade. O festejo à padroeira movimenta a Igreja Católica e principalmente os fiéis de todo o município que desde as novenas que antecederam a festa vêm prestigiar as celebrações para louvar e agradecer a Virgem Maria. “Tenho 60 anos e desde criança venho a festa da padroeira e pretendo continuar até quando Deus quiser” – disse a dona de casa, Dona Basília, moradora da sede. Assim como ela, muitos fiéis acompanham as festas da padroeira desde criança e garantem que a tradição e a fé passa de pai para filho.
Nove noites antecederam o dia 8. A procissão saiu da Igreja Matriz quando já passava das 16 horas e numa parte logo atrás do andor seguia os líderes das comunidades rurais com seus respectivos padroeiros; seguiu por ruas da cidade chegando novamente à praça pela rua José Pinheiro e voltou para a matriz onde foi realizada uma missa presidida pelo Bispo Don Ottorino Assolari e o padre da paróquia, Luis Admir.
“Nestes dois anos que estou aqui em Araci posso afirmar que o povo tem um grande carinho à Nossa Senhora e também à Igreja” – disse o Padre Admir onde afirmou também que a festa da padroeira é uma mistura de fé, devoção e tradição. ” Hoje a paróquia de Araci é formada pelas comunidades da sede e da zona rural. 62 comunidades rurais estão firmes com a igreja e estamos com um projeto para os bairros terem suas capelas no futuro” – concluiu Padre Admir.
Mas o clima festivo da Igreja continua. A paróquia deve realizar outras duas missas festivas ainda este ano, uma será na noite de natal e outra em réveillon.
Postar um comentário
»GPB - GIRANDO PELA BAHIA
A GENTE OUVE VOCÊ!