Coité: transporte ilegal


Fotos do radialista Geraldinho comprovam irregularidade
A prefeitura de Conceição do Coité demonstrou total falta de compromisso com a segurança e com a educação pública de qualidade ao permitir que ônibus adquiridos com recursos do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) fossem utilizados para transportar torcedores para a segunda partida da final do Campeonato Intermunicipal, em Porto Seguro, realizada em dezembro do ano passado.
Os ônibus foram adquiridos através do programa Caminho da Escola, criado pelo Ministério da Educação em 2007 com o objetivo de renovar a frota e dar mais qualidade ao transporte escolar. Apesar de seguros, eles não foram feitos para viagens longas. Segundo as regras do programa, os ônibus foram fabricados exclusivamente para ”o acesso e a permanência na escola dos estudantes matriculados na educação básica da zona rural das redes estaduais e municipais”.
Entrei em contato com a assessoria do FNDE, que classificou a atitude da prefeitura como “imoral”. Os ônibus chegaram a ser fotografados estacionados em Porto Seguro pelo jornalista e radialista Carlos Geraldo Alves, de Eunápolis. Algumas fotos foram publicadas no site de Geraldinho, o Imprensa Livre.
Depois que conversei com o MEC e divulguei a posição do ministério, vários outros sites, rádios e jornais da capital e do interior relataram o fato. Se você procurar no Google  vai aparecer uma relação de notícias sobre o assunto. O jornal Tribuna da Bahia divulgou duas notas destacando o episódio, que também será tema da próxima edição do coiteense Correio do Mês. Isso sem falar nas rádios, a exemplo da Sociedade e Metrópole.
E a prefeitura de Coité? Nada, nenhuma manifestação sobre o assunto. Para os aliados do prefeito Renato Souza (PP), não houve qualquer irregularidade no uso dos ônibus do Caminho da Escola para transportar os torcedores. Disseram que foi incentivo ao esporte. E a segurança dos torcedores? E as regras do programa do MEC? Nada disso parece importar ao prefeito.
Ação do MPF
Diante dos argumentos do MEC e da falta de explicações da prefeitura de Coité, a executiva municipal do PTN decidiu entrar com uma representação no Ministério Público Federal (MPF) contra o prefeito Renato Souza. O objetivo da ação do partido, que apoiou a eleição do gestor em 2008, é garantir a segurança da população coiteense e impedir que os ônibus sejam novamente utilizados indevidamente.  
A ação, na qual foram anexadas matérias da imprensa e fotografias, será encaminhada ao MPF na próxima semana.

Informação: Sisal Noticias e Imprensa livre

COMPARTILHE

Postar um comentário

»GPB - GIRANDO PELA BAHIA
A GENTE OUVE VOCÊ!


Destaque

NOVO CORONAVÍRUS REFLEXÃO - POR DR. FAGNER FERREIRA

 NOVO CORONAVÍRUS  REFLEXÃO   POR DR. FAGNER FERREIRA Infelizmente, a humanidade passa por um momento que nunca foi vivenciado e esp...

Postagens mais visitadas

 
Copyright © GIRANDO PELA BAHIA. Designed by Júnior Martins