Os ônibus foram adquiridos através do programa Caminho da Escola, criado pelo Ministério da Educação em 2007 com o objetivo de renovar a frota e dar mais qualidade ao transporte escolar. Apesar de seguros, eles não foram feitos para viagens longas. Segundo as regras do programa, os ônibus foram fabricados exclusivamente para ”o acesso e a permanência na escola dos estudantes matriculados na educação básica da zona rural das redes estaduais e municipais”.
Entrei em contato com a assessoria do FNDE, que classificou a atitude da prefeitura como “imoral”. Os ônibus chegaram a ser fotografados estacionados em Porto Seguro pelo jornalista e radialista Carlos Geraldo Alves, de Eunápolis. Algumas fotos foram publicadas no site de Geraldinho, o Imprensa Livre.
Depois que conversei com o MEC e divulguei a posição do ministério, vários outros sites, rádios e jornais da capital e do interior relataram o fato. Se você procurar no Google vai aparecer uma relação de notícias sobre o assunto. O jornal Tribuna da Bahia divulgou duas notas destacando o episódio, que também será tema da próxima edição do coiteense Correio do Mês. Isso sem falar nas rádios, a exemplo da Sociedade e Metrópole.
E a prefeitura de Coité? Nada, nenhuma manifestação sobre o assunto. Para os aliados do prefeito Renato Souza (PP), não houve qualquer irregularidade no uso dos ônibus do Caminho da Escola para transportar os torcedores. Disseram que foi incentivo ao esporte. E a segurança dos torcedores? E as regras do programa do MEC? Nada disso parece importar ao prefeito.
Ação do MPF
Diante dos argumentos do MEC e da falta de explicações da prefeitura de Coité, a executiva municipal do PTN decidiu entrar com uma representação no Ministério Público Federal (MPF) contra o prefeito Renato Souza. O objetivo da ação do partido, que apoiou a eleição do gestor em 2008, é garantir a segurança da população coiteense e impedir que os ônibus sejam novamente utilizados indevidamente.
A ação, na qual foram anexadas matérias da imprensa e fotografias, será encaminhada ao MPF na próxima semana.
Informação: Sisal Noticias e Imprensa livre
Postar um comentário
»GPB - GIRANDO PELA BAHIA
A GENTE OUVE VOCÊ!