Ele critica os “graves defeitos” do Judiciário, mas pondera que a instituição “ainda deve merecer o respeito institucional da nação”
Pré-candidato do PDT à Presidência, Ciro Gomes defendeu neste domingo (21) a absolvição do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que será julgado em segunda instância na quarta-feira (24) pelo caso do tríplex no Guarujá.
“Torço para que seu recurso seja reconhecido pelo tribunal regional, órgão de segunda instância da Justiça Federal, e ele seja declarado inocente”, escreveu Ciro, que foi ministro da Integração Nacional no primeiro governo Lula (2003-2006).
Ele critica os “graves defeitos” do Judiciário, mas pondera que a instituição “ainda deve merecer o respeito institucional da nação”.
“Que o Tribunal Regional de Porto Alegre compreenda a transcendência de sua decisão! Que, independentemente de pressões legítimas ou espúrias, afirme a Justiça! Que tenha a força moral de afirmar a inocência de Lula no processo em questão, se como eu, não vislumbrar clara sua culpa”, escreveu o pedetista.
No mesmo dia em que o TRF-4 (Tribunal Regional Federal da 4ª Região), que analisa o caso de Lula em segunda instância, anunciou a data do julgamento do petista, Ciro disse que “Justiça boa é a rápida” ao se referir sobre o caso, em uma transmissão ao vivo em seu Facebook. No vídeo, ele afirma ter esperança na absolvição do petista e diz esperar severidade do tribunal.
O pedetista, porém, não assinou o manifesto “Eleição Sem Lula É Fraude”, lançado pelo Projeto Brasil Nação, de que é integrante.
Corrida eleitoral
Ciro tem viajado o país para divulgar a sua pré-candidatura pelo PDT. Ao mesmo tempo em que a legenda costura alianças regionais com o PT, ele vive uma situação delicada, pois é visto como um possível herdeiro de parte dos votos de Lula, caso o petista seja considerado inelegível e abandone a disputa.
Sucessor de Lula?
O ex-governador do Ceará cresce na intenção de voto quando o petista não está no páreo. Sai dos 7% da preferência do eleitorado, segundo a última pesquisa Datafolha, e vai a 13%.
Ciro já foi apontado pelo próprio Lula como um possível sucessor, segundo o pedetista relata. “Nunca acreditei, mas ouvi dele 1 milhão de vezes [que o sucederia]. Na frente de muitas pessoas. Não só nós dois, mas na frente de nossas respectivas mulheres. Ele cansou de dizer e com muita emoção”, ele contou a jornalistas, num evento sindical em outubro.
Postar um comentário
»GPB - GIRANDO PELA BAHIA
A GENTE OUVE VOCÊ!