Por volta das 19h35 desta segunda-feira (21), as chuvas voltaram a cair sobre o município de Riachão do Jacuipe, acompanhadas de fortes relâmpagos e trovões.
A chuva durou cerca de 1 hora e 20 minutos. Mesmo não atingindo todas as regiões do município, a trovoada, que começou na última sexta-feira (19), trouxe mais esperanças para a população jacuipense, que vem sofrendo há meses com a longa estiagem.
Com as chuvas e trovões, a energia também foi embora e só voltou na madrugada, mas isso aconteceu apenas em alguns lugares, pois várias comunidades passaram o dia inteiro sem energia. Com isso, a cidade também ficou sem conexão para internet e sem sinal de celular.
De acordo com levantamento efetuado por nossa reportagem, as chuvas caíram com grande intensidade na região da Taipoca, Lagoa da Parede e Mandassaia I, II e III. Na Taipoca, o Riacho do Boqueirão transbordou, com a água atingindo as pastagens, inclusive derrubando uma cerca de arame farpado. O riacho, que cruza a BR-324 logo após a saída para Feira de Santana, fez estragos também na periferia de Riachão do Jacuipe.
Com as chuvas desta segunda-feira, o Açude do Cedro, que já havia recebido as primeiras águas na sexta-feira, atingiu um nível satisfatório, chegando a mais de 50% de sua capacidade.
Da mesma forma, o Rio Jacuipe também foi beneficiado com as chuvas, fazendo correr sobre o seu leito uma forte corrente de água. Com a novidade, muitas pessoas foram logo cedo para ver o rio, mas o volume de água frustrou um pouco àqueles que esperavam ver o seu leito transbordar.
Pouca chuva
Apesar de as chuvas terem caído bem nestas regiões, em outras o clima é de frustração. É o caso do Descanso, próximo à divisa com Serra Preta, e da Baliza, próximo ao povoado de Lagoa da Caiçara, no mesmo município. “Aqui, a chuva quase não existiu”, disse Jurandir, morador do Descanso.
Interior da Bahia (Foto: Evandro Matos)
Postar um comentário
»GPB - GIRANDO PELA BAHIA
A GENTE OUVE VOCÊ!