Na noite de sexta-feira, 18, a Câmara Municipal de Vereadores de Candeal que novamente é presidida por José Almir aconteceu a sessão extraordinária para analisar dois projetos enviados pelo Poder Executivo por meio do Prefeito Fernando Nere (Donguinha).
Observadas as presenças de todos os edis o Presidente José Almir solicitou que fosse lida pelo Secretário Antonio Cesar a pauta da sessão, onde foram apresentados os Projetos 001/2013 que soclita da Câmara a autorização para a contratação temporária de servidores mediante Seleção Pública e o Projeto 002/2013 que pede liberação dos parlamentares para que a prefeitura possa firmar convênios com entes federativos e outros até 2016.
O primeiro a utilizar a tribuna foi o vereador da situação Romário da Silva que falou da necessidade da contratação desses servidores, diante da falta de profissionais em diversos setores a exemplo de saúde, educação e endemias.
Para Romário o prefeito Fernando Nere nesses poucos dias que está a frente do município de Candeal já começou a dar uma cara nova, é tanto que negociou com os servidores alguns débitos existentes.
Para Romário a aprovação do Projeto 001 era mais que necessária para que as vacâncias existentes pudessem ser supridas e assim todos os segmentos andassem muito melhor.
Sobre o Projeto 002, Romário destacou que nenhum município pode crescer, fazer obras e ajudar as pessoas sem que existam convênios com os governos Estadual, Federal e até mesmo com órgãos privados.
O parlamentar lembrou que Candeal vive uma situação complicada diante da seca e que por isso é mais que urgente a parceria para poder minimizar este problema.
O vereador J Nedson que também integra a bancada da situação fez questão de ratificar as palavras do colega Romário e pediu a compreensão dos vereadores da oposição para que analisassem com carinho e confiassem no prefeito Fernando Nere. J Nedson que tem como reduto a região de Beira de Cerca, falou que naquele momento deveria ser colocado Candeal em primeiro lugar e que realmente o município precisava de convênios e servidores.
Mesmo sendo detentora da maioria na Câmara os vereadores da oposição preferiram não utilizar a Tribuna, e sim apresentaram um requerimento exigindo do prefeito o envio de um documento constando as necessidades de contratação por setor, ou seja, quantos estão atuando em cada área e quais as vagas existentes.
Eles demonstraram entender que a contração seria por meio de Processo Seletivo aberto ao público em geral, mas não compreendiam se realmente havia essa vacância, alegando que existe muito desvio de função que podem suprir essas vagas.
Posto em votação o requerimento foi aceito pelos opositores e desta forma o Projeto 001 só será votado após o prefeito enviar a referida relação de todos os cargos e suas respectivas vagas.
A segunda votação foi sobre o Projeto 002, e os parlamentares de oposição aprovaram o mesmo com uma emenda exigindo que o Legislativo seja devidamente comunicado, pois segundo o Presidente José Almir muitos gestores firmam convênios e não informam ao legislativo com quem foi, como foi e de que forma foram utilizados os recursos.
Por: André Luiz – AL Notícias
Confira a entrevista com Romário da Silva (Situação). Ele afirma piamente que a oposição está agindo com partidarismo.
Já o Presidente da Câmara José Almir (oposição), relata que precisa de mais transparência
Postar um comentário
»GPB - GIRANDO PELA BAHIA
A GENTE OUVE VOCÊ!