Aline Barnabé - Metro1
Foto: Dario Guimarães/Metropress |
Mário começou com uma provocação ao secretário quando questionou sobre um comentário feito por Geddel Viera Lima (PMDB), vice-presidente de Pessoa Jurídica da Caixa Econômica Federal, pelo Twitter, sobre a "coincidência" da inauguração de parte da Via Expressa no período anterior às eleições. Rui Costa disse que a colocação de Geddel é no mínimo contraditória, já que o ex-ministro faz parte da base do Governo Federal. "É natural a oposição fazer isso, mas o incômodo é que ele faz parte da base e ficar fazendo essas críticas é contraditório", disse e completou que a previsão de finalização da obra é abril de 2013.
Mobilidade Urbana
O secretário fez uma prestação de contas do andamento de algumas obras em curso na Bahia. A ferrovia Oeste-Leste, segundo Rui Costa, já foi liberada pelo Ibama e um trecho após Caetité ainda está sendo estudado por conta de cavernas. O Porto Sul começara em novembro, além da construção de um aeroporto entre Ilhéus e Itabuna. "A obra será feita por concessão ainda em 2013", falou Costa.
MK questionou o secretário sobre a incredulidade da população sobre a construção da linha 2 do metrô, na Paralela, já que a passarela de Pituaçu demorou três anos para ficar pronta. Rui Costa afirmou que isso não acontecerá, pois o metrô será construído na Parceria Público-Privada (PPP), como foi a construção da Arena Fonte Nova. "Até final de novembro terá a licitação", disse.
Além do metrô, o secretário citou algumas ampliações que serão feitas para melhorar o fluxo da região como a duplicação das avenidas Pinto de Aguiar, Gal Costa, Orlando Gomes e a construção da Avenida 29 de Março.
Para o aeroporto de Salvador está prevista uma ampliação. "A torre já está sendo construída e estão previstas a ampliação da estação de passageiros, construção do novo estacionamento e da segunda pista.Com isso a capacidade será de 40 milhões de passageiros e geração de emprego de 8 mil pessoas", citou Rui Costa.
Insegurança e greve
Questionado sobre o que o governo do estado tem feito para minimizar a violência, Costa disse que a queixa é generalizada e ocorre em todos os locais do mundo exemplificando a situação de países como Itália e Espanha. No entanto, elencou como solução a instalação das Bases Comunitárias, a realização de concurso público para a Polícia Militar e fez críticas ao governo anterior ao do PT.
"Fico indignado quando pessoas que governaram a Bahia por tanto tempo falam da segurança. Mais de 200 cidades não tinham viatura. Os PMs ganhavam salário base abaixo do mínimo, e hoje eles falam da segurança pública...é muito óleo de peróba", criticou.
Sobre a greve dos professores, o secretário falou que encara os movimentos com naturalidade por ser ex-sindicalista, e que a categoria teve ganhos reais superiores aos do governo anterior. "No governo Wagner foram 35% de ganho real acima da inflação e até 2014 será 54%. São 8 vezes mais", disse.
Eleições 2014
Rui Costa riu bastante quando perguntado se seria candidato pelo PT nas eleições de 2014 para o governo do estado. O secretário disse que tem 30 anos de amizade com Jaques Wagner e que, no momento, é candidato a ajudar o governador nas questões do estado.
Corpo de Bombeiros
Por causa da falta de condições que o Corpo de Bombeiros vivencia há a possibilidade, segundo Costa, da instituição ser autônoma, com investimentos próprios. "Essa é uma ideia, mas não sabemos se ficará dentro da PM ou se será à parte. Precisamos estruturar a corporação com a estrutura atual da cidade. Em outros estados já é assim", contou.
Postar um comentário
»GPB - GIRANDO PELA BAHIA
A GENTE OUVE VOCÊ!