"É muito óleo de peróba", diz Rui Costa para oposição que critica o governo

Secretário da Casa Civil também citou falta de gestão do governo passado
Aline Barnabé - Metro1
"É muito óleo de peróba", diz Rui Costa para oposição que critica o governo
Foto: Dario Guimarães/Metropress
Críticas da oposição, obras de mobilidade pública, violência e sucessão eleitoral em 2014 foram alguns dos temas da entrevista feita por Mário Kertész ao secretário estadual da Casa Civil, Rui Costa, no Jornal da Bahia no Ar, da Rádio Metrópole, nesta quarta-feira (24).

Mário começou com uma provocação ao secretário quando questionou sobre um comentário feito por Geddel Viera Lima (PMDB), vice-presidente de Pessoa Jurídica da Caixa Econômica Federal, pelo Twitter, sobre a "coincidência" da inauguração de parte da Via Expressa no período anterior às eleições. Rui Costa disse que a colocação de Geddel é no mínimo contraditória, já que o ex-ministro faz parte da base do Governo Federal. "É natural a oposição fazer isso, mas o incômodo é que ele faz parte da base e ficar fazendo essas críticas é contraditório", disse e completou que a previsão de finalização da obra é abril de 2013.

Mobilidade Urbana
O secretário fez uma prestação de contas do andamento de algumas obras em curso na Bahia. A ferrovia Oeste-Leste, segundo Rui Costa, já foi liberada pelo Ibama e um trecho após Caetité ainda está sendo estudado por conta de cavernas. O Porto Sul começara em novembro, além da construção de um aeroporto entre Ilhéus e Itabuna. "A obra será feita por concessão ainda em 2013", falou Costa.
MK questionou o secretário sobre a incredulidade da população sobre a construção da linha 2 do metrô, na Paralela, já que a passarela de Pituaçu demorou três anos para ficar pronta. Rui Costa afirmou que isso não acontecerá, pois o metrô será construído na Parceria Público-Privada (PPP), como foi a construção da Arena Fonte Nova. "Até final de novembro terá a licitação", disse.
Além do metrô, o secretário citou algumas ampliações que serão feitas para melhorar o fluxo da região como a duplicação das avenidas Pinto de Aguiar, Gal Costa, Orlando Gomes e a construção da Avenida 29 de Março.
Para o aeroporto de Salvador está prevista uma ampliação. "A torre já está sendo construída e estão previstas a ampliação da estação de passageiros, construção do novo estacionamento e da segunda pista.Com isso a capacidade será de 40 milhões de passageiros e geração de emprego de 8 mil pessoas", citou Rui Costa.

Insegurança e greve
Questionado sobre o que o governo do estado tem feito para minimizar a violência, Costa disse que a queixa é generalizada e ocorre em todos os locais do mundo exemplificando a situação de países como Itália e Espanha. No entanto, elencou como solução a instalação das Bases Comunitárias, a realização de concurso público para a Polícia Militar e fez críticas ao governo anterior ao do PT.
"Fico indignado quando pessoas que governaram a Bahia por tanto tempo falam da segurança. Mais de 200 cidades não tinham viatura. Os PMs ganhavam salário base abaixo do mínimo, e hoje eles falam da segurança pública...é muito óleo de peróba", criticou.
Sobre a greve dos professores, o secretário falou que encara os movimentos com naturalidade por ser ex-sindicalista, e que a categoria teve ganhos reais superiores aos do governo anterior. "No governo Wagner foram 35% de ganho real acima da inflação e até 2014 será 54%. São 8 vezes mais", disse.

Eleições 2014
Rui Costa riu bastante quando perguntado se seria candidato pelo PT nas eleições de 2014 para o governo do estado. O secretário disse que tem 30 anos de amizade com Jaques Wagner e que, no momento, é candidato a ajudar o governador nas questões do estado.

Corpo de Bombeiros
Por causa da falta de condições que o Corpo de Bombeiros vivencia há a possibilidade, segundo Costa, da instituição ser autônoma, com investimentos próprios. "Essa é uma ideia, mas não sabemos se ficará dentro da PM ou se será à parte. Precisamos estruturar a corporação com a estrutura atual da cidade. Em outros estados já é assim", contou.

COMPARTILHE

Postar um comentário

»GPB - GIRANDO PELA BAHIA
A GENTE OUVE VOCÊ!


Destaque

NOVO CORONAVÍRUS REFLEXÃO - POR DR. FAGNER FERREIRA

 NOVO CORONAVÍRUS  REFLEXÃO   POR DR. FAGNER FERREIRA Infelizmente, a humanidade passa por um momento que nunca foi vivenciado e esp...

 
Copyright © GIRANDO PELA BAHIA. Designed by Júnior Martins