Um relatório da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) aponta que a operadora de telefonia TIM interrompeu propositalmente ligações feitas por usuário do plano Infinity, no qual o cliente é cobrado por ligação ao invés do tempo da chamada.
Por cada ligação do plano o usuário paga R$ 0,25. A promoção da TIM era uma forma da empresa concorrer com as outras operadoras, mas ainda assim muitos consideram cara. Contudo, além de ficar sem sinal durante vários dias - em municipios da região Sisaleira e da Bacia do Jacuipe, por exemplo -, os serviços eram de péssima qualidade, já que as ligações eram constantemente interrompidas.
Com isso, os usuários eram obirgados a iniciar uma nova ligação, o que forçava gastar os seus créditos com mais velocidade, obrigando-os a uma nova recarga. Agora, finalmente, a Anatel percebeu a trama, mas o prejuízo de milhões de usuários no país não será revisto.
De acordo com o site da Folha de São Paulo, a Anatel monitorou todas as ligações entre março e maio deste ano, em todo o Brasil, e comparou a queda de ligações entre usuários do plano Infinity e de outros planos da operadoras, concluindo que a TIM “continua ‘derrubando’ de forma proposital as chamadas de usuários do plano Infinity”.
De acordo com o documento da Anatel, entregue ao Ministério Público do Paraná, o índice de queda de ligações para os clientes desta modelidade do plano Infinity é quatro vezes maior do que o dos demais usuários do plano da operadora, lançado em 2009.
“Sob os pontos de vista técnico e lógico, não existe explicação para a assimetria da taxa de crescimento de desligamentos [quedas de ligações] entre duas modalidades de planos”, aponta o relatório.
Conforme o documento, apenas no dia 8 de março de 2012, quase 8,2 milhões de clientes da TIM foram afetados por desligamentos provocados pela operadora.
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