Serrinha, o maior município da região sisaleira, completou 136 anos de emancipação política nesta quarta-feira (13). As comemorações iniciaram cedo na cidade que tem quase 80 mil habitantes.
A Filarmônica 30 de junho e os soldados do Tiro de Guerra 06 014 abriram o desfile cívico na Praça Luiz Nogueira, por volta das 10h. Políticos, representantes de instituições, além de várias autoridades e da própria população, estiveram presentes para prestigiar o evento.
O desfile seguiu com a Loja Maçônica Deus e Fraternidade, Fanfarra Municipal de Serrinha (FANSEDES) e Fanfarra Municipal de Conceição da Feira (FAMCF), unidades escolares e apresentações culturais, que retratam a tradição da cidade.
A beleza das mulatas e o som dos timbaus do grupo de percussão Afroreggae Jamaica brilharam e emocionaram o desfile. As comemorações foram encerradas às 12h.
História -Serrinha teve como seus primeiros habitantes os índios da nação Cariri. Entretanto, foi com a chegada do português Bernado da Silva, comandante de uma expedição da colonização portuguesa, em 1715, que a organização urbana da cidade se deu. Assim, foi iniciada a construção de uma capela sob a invocação da Senhora Santana. A capela era filiada a freguesia de São João de Água Fria. A esse tempo o povoado já possuía 16 casas cobertas de telhas e servia de pousada aos visitantes e comerciantes e lojas de tropeiros que se destinavam ao Rio São Francisco.
Em 1º de junho de 1838, a lei nº 67 criou o Distrito de Paz de Serrinha, e levou a capela à categoria, com paróquia própria, pelo Arebispo D. Romualdo Antônio Seixas. Em 24 de outubro de 1763 foi nomeado capelão o Pe. Antônio Manuel de Oliveira. A Igreja Matriz de Serrinha foi concluída em 1780 e possui uma inscrição de mármore no frontefício com os seguintes dizeres: "Louvado seja o Santíssimo Sacramento e a imaculada conceição da Virgem Nossa Senhora concebida sem pecado original". Presume-se que o ano de 1646 tenha sido o início da catequese dos índios Biritingas que dominavam a região.
Pela Lei Provincial nº 1.069 de 13 de junho de 1876, foi o Arraial de Serrinha elevado á categoria de Vila e criado o Município de Serrinha, com território desmembrado do município de Purificação dos Campos, sendo inaugurado a 11 de janeiro de1877. A Vila de Serrinha recebeu foros de "cidade" pelo Ato estadual de 30 de junho de 1891, assinado pelo Barão de Lucena, fato que constou da data de 4 de junho de 1891 do Conselho Municipal de Serrinha. A instalação solene da cidade ocorreu em30 de agosto de 1891 segundo consta da Ata do Conselho municipal de Serrinha do referido dia.
Portal Clériston Silva
Nenhum comentário
»GPB - GIRANDO PELA BAHIA
A GENTE OUVE VOCÊ!