Eles veem perseguição em tudo e inventam desculpas mirabolantes para fugir das próprias responsabilidades
Como não encontrei precedentes na ciência política, fui pesquisar no estudo da psicologia as respostas para o estranho comportamento vitimista do prefeito de Conceição do Coité, Renato Souza, e de seus acólitos, diante das últimas manchetes sobre a nossa querida cidade. E a doença de fato existe e atormenta muita gente: é o Transtorno de Personalidade Limítrofe, ou simplesmente TPL.
Pois vamos aos sintomas. Quem sofre de TPL tem desregulação emocional, raciocínio extremista e faz relações caóticas com aquilo que o cerca. A doença provoca ainda problemas com identidade e sensações de irrealidade e despersonificação. Ou seja, o enfermo vê perseguição em tudo e inventa as mais mirabolantes desculpas para fugir das próprias responsabilidades, o que inclui até acusações infundadas de tentativas de seqüestro.
Tem mais: os acometidos com a TPL costumam brigar com tudo, até com os fatos consumados, tem a impulsividade da autodestruição e adoram apelar para a chantagem emocional. Em suma, gostam de se fazer de vítimas para buscar reverter um quadro adverso. É como se a realidade pura simplesmente não existisse, pois o que vale é a verdade inventada nos compartimentos secretos de uma mente manipuladora.
Recomendo urgentemente que o governo municipal economize um punhado de trocados e contrate um bom psicólogo. É um conselho de amigo, pois estou muito preocupado com a saúde dos governantes de Coité. Escrevo sem nenhuma ironia!
Acredito que os últimos acontecimentos – a matéria de capa do jornal A Tarde sobre a contratação ilegal de uma empresa para fazer obras com dinheiro público federal sem o devido registro no Crea e a visita do CQC – agravaram ainda mais a dor do cambaleante enfermo. O sofrimento e a angústia devem ser enormes, sobretudo diante das previsões de um futuro com cheiro de mudança. Faço votos de que essa mudança traga a cura do problema.
Francisco de Assis ( Assis da Caixa
Postar um comentário
»GPB - GIRANDO PELA BAHIA
A GENTE OUVE VOCÊ!