A APAEB (Associação de Desenvolvimento Sustentável e Solidário da Região Sisaleira) tem na fábrica de tapetes e carpetes dois poços artesianos e dois dessalinizadores que funcionam há mais de 10 anos, garantindo água para a mesma. Agora com a falta de água potável na região, a APAEB colocou o excedente a disposição da população de Valente dois poços artesianos de água doce e potável com capacidade de 30 mil litros por dia. O objetivo é ajudar a combater os efeitos da seca que está trazendo enormes prejuízos para o semiárido da Bahia.
Iracema de Oliveira Nery, presidente da APAEB, destaca a importância dessa iniciativa. “A APAEB está fazendo o social, durante 31 anos buscamos sempre melhorias pra toda a comunidade, e nesse momento que estamos enfrentado um período de grande estiagem é necessário fazer muito mais, por isso estamos realizando essa distribuição de água potável para todos os nossos irmãos valentenses”.
Para Juciano Santos de Oliveira, gerente da fábrica de tapetes e carpetes da APAEB, a idéia é duplicar a quantidade de litros de água para distribuição. “Estamos melhorando nosso sistema, ajustando nossos equipamentos para possibilitar por um bom tempo a garantia de água de qualidade para todos”. Ainda segundo Juciano, já foram distribuídos mais de 500 mil litros de água.
A seca que atinge a Bahia já é considerada a mais intensa dos últimos 47 anos. A falta de chuva e a escassez de água deixaram as barragens, açudes e represas sem água. A dificuldade em encontrar água potável deixa a população em situação de calamidade. Ao todo mais de 220 cidades decretaram situação de emergência, recebendo assim recursos do governo estadual e federal.
Nenhum comentário
»GPB - GIRANDO PELA BAHIA
A GENTE OUVE VOCÊ!