Aconteceu hoje no Educandário Divino Mestre o primeiro de uma série de encontros patrocinados pelo diretório do Partido dos Trabalhadores de Conceição do Coité, que acontecerá com intervalos regulares, tendo sempre como tema os principais problemas do município. O assunto tratado hoje foi a situação do Matadouro Municipal sobre a ótica técnica da Engenheira Ambiental Juliana Boaventura que realizou um amplo estudo ambiental no local do matadouro. Toda a apresentação foi ilustrada com imagens transmitidas por projetor e os presentes tiveram oportunidade de fazer perguntas e discutir sobre os pontos abordados, além de serem apresentados às leis e normas técnicas exigidas.
Segundo Juliana existe uma total falta de interesse do prefeito Renato Souza na solução do problema, tendo ela inclusive mostrado o estudo para ele e desistido de esperar por providência. Para os presentes no encontro a engenheira afirmou que todas as etapas do processo que começa com a chegada do animal até a entrega da carne para venda nos açougues estão fora das normas contribuindo para a proliferação de doenças e colocando toda a população coiteense em risco real e imediato. Segundo foi dito e mostrado os animais são limpos com uma rápida esfregada com pano molhado quando deveria ser observada uma quarentena com aplicação de antibactericidas e feita uma limpeza das fezes e urina, o abate é feito no método da marretada contrariando o determinado que seria a pistola a ar, o retalhe é feito no chão, não existe climatização em nenhuma das dependências, chão e paredes são de cimento e não de material cerâmico impermeável, não existe a lavagem periódica do piso, as vísceras dos animais são depositadas em uma bacia feita de pneu de caminhão e largadas ao tempo, o sangue dos animais é jogado nas áreas próximas, entre outras. Um fato que chamou a atenção de todos foi a constatação das condições do veículo que realiza o transporte da carne até o comércio: sem climatização e caindo aos pedaços. Segundo comentário feito no local, este mesmo veículo já serviu tempos atrás na limpeza pública da cidade, sendo portanto, um ex-caminhão de lixo. Após as denúncias o diretório assumiu o compromisso com a engenheira Juliana de encaminhar o material para o setor jurídico para futura representação contra o prefeito Renato.
Veja as fotos do caos do matadouro na Coluna Abandono em Coité, na página inicial do seligasisal e confira abaixo momentos do evento:
Por: Eduardo Frederico
Nenhum comentário
»GPB - GIRANDO PELA BAHIA
A GENTE OUVE VOCÊ!