Emancipado dia 30 de março de 2000, o município de Barrocas é um exemplo de crescimento na Bahia. Muitas coisas ainda ficam a desejar, mas, na média, Barrocas supera outras cidades do interior.
Hoje, os munícipes e políticos relembram quando o então distrito de Barrocas só servia para decidir a eleição de Serrinha e não recebia nenhum investimento para o seu desenvolvimento.
Em alguns momentos, chegou a ter quatro vereadores na câmara de Serrinha, mas isto não significou nada para o avanço.
Mas depois de muita luta veio à emancipação definitiva, pois já tinha se tornado independente em 15 de novembro de 1985, porém isto contrariou os interesses de Araci, Teofilândia e Serrinha que alegaram inconstitucionalidade da Lei Estadual que emancipou Barrocas em 31 de dezembro de 1988. Poderia está completando 26 anos no dia da proclamação da república.
Naquele ano a população barroquense elegeu João Olegário de Queiroz prefeito e Josemir Araújo Lopes como vice.
Porém, nesta nova fase, o eleito foi José Edilson de Lima Ferreira e o vice, Joseval Mota, incomum, as iniciais dos nomes começam com a letra “jota”.
Um Pouco da Historia dessa cidade
Barrocas é um município brasileiro do estado da Bahia. Sua população é de 14.177 habitantes (IBGE 2010). Em Barrocas localiza-se a mina de ouro operada atualmente pela Mineração Fazenda Brasileiro, pertencente ao grupo canadense Yamana Gold Inc.
O município de Barrocas foi criado em 30 de Março de 2000. Localiza-se a 185 km da Capital do Estado. Altitude: 385m;
Temperaturas Médias:
• Verão : 18°C a 40°C e
• Inverno : 12°C a 25°C
Seu clima é considerado Sub-úmido e sua vegetação se enquadra nos padrões da Floresta Estacional. Já no extremo oeste do município, são observadas áreas de caatinga e seus biomas arbórea aberta sem palmeiras em contato com a floresta estacional.
Principais locais
• Cedro de Barrocas, Perímetro Urbano
• Santa Rosa ,Perímetro Urbano
• Minação
• Nova Brasília
• Curralinho
Expansão da área urbana
Depois de Barrocas ter deixado de ser distrito de Serrinha, foram fundadas fábricas no Cedro e na Santa Rosa, considerados como povoados naquela época. Decorridos quatro anos da emancipação de Barrocas o perímetro urbano da cidade foi expandido cerca de dois quilômetros para o Nordeste e Sul das áreas circunvizinhas; expansão essa de aproximadamente 65% do prímetro urbano no qual foram incorporados Cedro e Santa Rosa, agora incluídos no perímetro urbano da cidade. Cedro limita o perímetro urbano no sentido Barrocas-Teofilândia (11 km). Santa Rosa limita o perímetro urbano no sentido Barrocas-Serrinha (17 km).
Nenhum comentário
»GPB - GIRANDO PELA BAHIA
A GENTE OUVE VOCÊ!