Buscando refletir o papel do meio ambiente a nível local para atender o processo nacional. E contribuir para a integração das políticas de Meio Ambiente e Recursos Hídricos e a gestão participativa.
A conferência consistiu num espaço voltado à participação sociedade no processo de integração, promoção e consolidação das políticas ambientais, reunindo o poder público, organizações da sociedade civil, setor empresarial, redes e fóruns, entidades de apoio, colegiados e conselhos de meio ambiente.
Uma oportunidade de diálogo entre os governos e sociedade civil discutirem e debaterem uma temática tão importante nos dias de hoje.
Durante os trabalhos realizados na Sede da FTC, 1º andar do Banco do Brasil, em Valente, foram debatidos vários eixos com seus respectivos palestrantes:
Eixo 1- Prevenção, conservação e uso dos recursos naturais – com o Biólogo Idelmário Duarte, da Fundação Apaeb;
Eixo 2- Melhorias da gestão e do acesso aos recursos hídricos – com os representantes da SEMA (Secretária Estadual de Meio Ambiente) Aldo Carvalho e Suzete Simões;
Eixo3- Ampliação da oferta dos serviços de saneamento básico – com a Bióloga Verbênia Guimarães, da Vigilância Sanitária.
Eixo4- Prevenção e enfrentamento às causas e efeitos das mudanças climáticas, dentre outras – com a Geógrafa da UEFS (Universidade Estadual de Feira de Santana), Oriana Silva;
Eixo5- Fortalecimento da educação ambiental e do exercício da cidadania – com Flávia Oliveira;
Eixo6- Controle e sustentabilidade ambiental rural – com Jackson, representante da EBDA.
A mesa de abertura dos trabalhos foi composta pela Secretária de Agricultura do município, Tanea Rios; Representante do Conselho do meio ambiente, Mírian Santana; Representante da Embasa Feira de Santana, Aridson França; Representante da SEMA, Aldo Carvalho; e o prefeito da cidade, Ubaldino Amaral.
Mais de 100 pessoas participaram da Conferência representando ONGs, associações, agente de saúde, estudantes, professores, produtores rurais, sindicatos, secretários municipais, dentre outros.
A temática debatida no evento foi: “ Integração das políticas de Meio Ambiente e Recursos Hídricos”.
Na parte da tarde, os participantes foram divididos em grupos, onde puderam levantar propostas dentro da temática, que foram apresentadas e aprovadas em plenária, onde constará no documento que será enviado à conferência Estadual. Nesta oportunidade, também foram eleitos 05 delegados que representarão o município na Conferência Estadual.
Segundo a Secretária Tânea, o evento supriu o objetivo esperado e foi colhido um vasto conteúdo dentro da demática debatida nos eixos, que irão ajudar o meio ambiente a nível de município. Ao tempo em que agradeceu a todos os parceiros nessa realização.
Com Informacoes de Mero Lopes
Postar um comentário
»GPB - GIRANDO PELA BAHIA
A GENTE OUVE VOCÊ!