Acabou o tempo e, como diz o velho ditado popular, “cada macaco está no seu galho” na política Valentense. 07 de outubro foi o ultimo dia para a filiação daqueles que pretendem entrar na acirrada disputa eleitoral no pleito municipal 2012 e como já consta nos registros oficiais do TSE.
Houve muitas mudanças partidárias e diversos políticos pularam dos “galhos” que estavam para outros que lhe foram mais convenientes. Observando o banco de dados do Tribunal Superior Eleitoral o Partido dos Democratas – DEM, passou a ser Liderado por Sergio Lima, que exerce cargo de confiança na prefeitura e é membro da 1ª Igreja Evangélica Batista.
O PDT que era o partido de Dr Toninho e Roberto Ramos passou a ser presidido por Mabel Amaral que conta com o apoio de Anatalino (Tatau), liderança política desde as eleições de 2008 quando mostrou força nas urnas assustando seus concorrentes e colocando em risco a eleição do vereador Vado, que se garantiu a vaga com apenas 03 votos de diferença.
Alem de Tatau, a filha do prefeito se uniu com outros fortes reforços que estarão ativos na próxima eleição. Marcos Adriano – o atual secretário de educação – é um dos cogitado para dar continuidade aos trabalhos realizados pelo prefeito Ubaldino que atualmente conta com mais de 72% de aceitação popular. O Secretário tem se destacado por ser o responsável pelos resultados positivos alcançados pela educação municipal que atualmente alcançou o 1º lugar na qualidade de ensino de todo o território do sisal – reconhecido pelo MEC – e ainda está com o índice bem acima de mais de 200 municípios baianos. Marcos também se destacou pelo empenho voltado ao esporte e outros seguimentos de aceitação popular.
Ainda no PDT está também o ex-prefeito Edson Carneiro Lima – Edinho Grandi – que se aliou à Ubaldino em 2008 e assumiu o posto de assessor de gabinete na atual gestão e do ex-vereador Roque Jackson – Jacinho.
O PP, que a anos era presidido Por Tânea Rios – ex-vereadora e atual secretária municipal de agricultura – aparentemente passou a ser dirigido por uma nova comissão provisória. A quem diga que a nova direção ficou por conta do Prefeito Ubaldino que também foi um dos que mudou de partido ao sair do PSC e ir para o Progressita. Junto com Ubaldino está Zenóbio Cedraz que é um outro nome bastante cogitada por uma segunda ala de aliados ao chefe do executivo. Apesar de nunca ter se envolvido diretamente na política valentense o Cedraz entra representando seu pai – o ex-prefeito Nenenzinho – que atualmente se apresenta no município como o maior representante do governador Wagner. Outra liderança que entrou no PP é Lomanto que pretende disputar uma vaga no Legislativo.
Tânea Rios abandonou o PP e partiu para o Partido Trabalhista Nacional – PTN, partido fundado recentemente pelo seu filho Tiago Mota que também era Progressista e tentou, em 2008, ser vereador. Junto com Tânea, foram pro PTN o ex-vice prefeito Edil Lopes e seu irmão Luiz.
O vereador Regi Mota, Regi do Bingo, conseguiu, junto com familiares, segurar o domínio do PRB – Partido que era do atual vice-prefeito Eduardo Cedraz e do ex-prefeito Gelson Carneiro que também fundou um novo partido, o PSL. Com essa decisão Dr Gelson ficou independente na conjuntura dos dois principais grupos políticos e, segundo ele, só ira decidir qual o grupo que se juntará quando mais próximo das formações de chapas, em maio ou junho do ano seguinte.
Para angariar mais forças, Regi Mota também segurou outro partido ao colocar sua esposa, Joana, para presidir o Partido Trabalhista Cristão – PTC. Com essa conjuntura o vereador, que sonha um dia ser prefeito, pretende ter mais influencia opinativa nas decisões que formularão as chapas.
Também formando a segunda ala do grupo da situação estão os Partidos dos Republicanos – PR e, o caçula, Social Democrata – PSD que estão sob o comando de João José de Oliveira, o ex-prefeito Nenenzinho. O PR que era o seu partido a anos, passou a ser administrado pelo seu braço direito Gircélio Almeida, conhecido como Fio de Nenenzinho e conta com a participação do Vereador Romilson Cedraz. Nenezinho deixou a fidelidade Republicana para assumir a dianteira do PSD com o apoio de seu filho Eduardo, os ex-vereadores Ivanilton Araujo e Salvador Oliveira, e seu genro Betinho Habib.
Ainda na base da situação estão os partidos PSDB que está nas mãos do empresário Mário Moreira. O PSC que continua com a mesma formação desde 2007, administrado por Geraldo Alves. O PRP ficou sob o comando de João Milton Reis – Milton do Fumac –o atual representante da Instituição que representa todas as associações comunitárias da zona rural. O PTdoB que era comandado pelo oposicionista Diogo Resedá e foi destituído, passou a ser presidido por Garciliano Honório, que formou a nova comissão provisória com seus familiares.
Ainda segundo o TSE os demais partidos seguem sob os seguintes comandos. O PMDB segue liderado pelo Vereador Gabriel Mota – Líder da Bancada – e conta com a parceria da prima Virna Mota – irmã de Fábio Mota, secretário estadual do partido. O PHS foi destituído quando o seu presidente, Rômulo Monteiro – atual secretário na Prefeitura de Retirolândia – saiu para assumir a ponta do PSB junto com o Advogado Danilo Carvalho e sua sócia Dra Lívia Rios e o Diaquino Pedro da Silva – Diá da Rua Nova que tem muita influencia em sua comunidade.
O Partido dos Trabalhadores – PT teve seu diretório reduzido de 18 para 12 membros. A Presidência que era do Professor Rafael, passou a ser do Advogado Gabriel Arcanjo. Entre os Trabalhadores estão Claudionor de Aquino – Presidente do STRAF; José Silva – Secretário Executivo do Consisal; e o Presidente da Rede Coopere, Ranúsio Cunha.
Sem muita expressão, mas que juntos tornam-se fortes, estão os partidos: PTB, sob o comando da família de Zenilda Lima – esposa de José Pereira Lima; O PV ficou por conta do Professor Luiz Aldo; A presidência do PCdoB passou das mãos de Fábio Brito para Fernando Pais da Mota.
Outros partido como o PCB, PCO, PPL estão sem representação no município e o PPS, partido do ex-vereador Roberto do Fórum, ficou inativo.
As informações desta matéria, referentes aos representantes de cada partido, foram colhidas no site do TSE e se trata apenas dos membros dos diretórios e comissões provisórias de cada partido. Outros nomes da política Valentense deverão aparecer a partir do dia 14, quando será divulgada a lista oficial dos filiados em cada partido. Em breve, postaremos aqui mais detalhes, onde informaremos onde os demais políticos foram parar.
com informações do SisalNews e TSE.
Postar um comentário
»GPB - GIRANDO PELA BAHIA
A GENTE OUVE VOCÊ!