O projeto Curta na Escola está sendo desenvolvido desde mês de julho em alguns municípios da região do sisal. O projeto faz a divulgação do cinema baiano e incentiva estudantes do 9º ano do ensino fundamental e 3º ano do Ensino Médio a produzirem curtas.
Em Valente o projeto é coordenado pelo professor Otávio Silva que o Curta na Escola “quer levar para as escolas o cinema, não aquele cinema global, mas quer levar o cinema brasileiro que a gente não conhece, o cinema baiano. Além disso ensinar aos alunos de 9º ano a fazerem cinema”.
Entrando na fase de produção dos curtas, os 60 estudantes valentenses que participam do projeto já tiveram oficinas de roteiro, argumento, operação de equipamentos e edição. No início de outubro começaram a por em prática o que foi aprendido e gravaram os roteiros criados nas oficinas. “Apesar da pouca idade deles os filmes são muito bonitos e falam muito da região, da nossa realidade”, declara Otávio.
O Curta na Escola tem o apoio da secretaria de educação e conta com a participação de alunos das escolas municipais Cecília Meireles e Luís Eduardo. O Colégio Estadual Wilson Lins participa com uma turma do 3º ano. Os alunos que mais se de desenvolverem poderão ser contratados pelo Projeto para serem monitores.
O resultado desse trabalho poderá ser visto no dia 24 de novembro na Casa Brasil onde acontecerá a mostra desses trabalhos. “Cada equipe, de 15 a 20 alunos, criou um curta com duração de 5 a 20 minutos. São cinco filmes juntando todas as escolas, na mostra será escolhido o melhor filme, que irá participar do 1º Festival de Curta Estudantil do Sisal”, explica o coordenador.
Nordestina, Queimadas, Santa Luz e São Domingos também desenvolvem o Curta na Escola. A intenção dos idealizadores do projeto é de levar essa iniciativa para todos os municípios da região.
Postar um comentário
»GPB - GIRANDO PELA BAHIA
A GENTE OUVE VOCÊ!