Ultimas do seu time

Blitz flagra pacientes de Coité e outros municípios sendo levado para hospitais de Salvador de forma inadequada

Após um acidente envolvendo um veículo da Prefeitura de Ourolândia na manhã de terça-feira, 23, que matou cinco pessoas – que viajavam sem usar o cinto de segurança – a equipe da TV Bahia acompanhou uma blitz realizada pela PRF na BR – 324, Feira-Salvador e flagrou situações assustadoras no transporte de pacientes do interior do estado para procedimentos hospitalares na capital Baiana.
Damião, que estava com uma das pernas imobilizada devido um procedimento cirúrgico, aparentemente por fratura óssea.
Um carro particular, fretado pela Prefeitura de Ubaíra, é parado pelos policiais e conduzia 5 adultos e 2 crianças de colo. O veículo levava munícipes para realizar exames em Salvador. A mãe de uma das crianças, de três meses de idade, manifesta sua insatisfação com a situação, porém segundo ela, o exame não é disponibilizado em cidades mais próximas. Ubaíra fica a 263 km de Salvador e segundo uma das pessoas transportadas o município não dispõe de transporte adequado para o serviço.
Outro flagrante foi feito com um microônibus que estaria a serviço da Prefeitura de Conceição do Coité. O ônibus transportava passageiros em excesso, duas pacientes viajavam sentadas no corredor de acesso aos bancos. Neste caso a emissora registrou a dolorosa situação de Damião, que estava com uma das pernas imobilizada devido um procedimento cirúrgico, aparentemente por fratura óssea. Damião declarou que diante da necessidade solicitou antecipadamente o serviço de uma para transportá-lo e que a saúde municipal informou não haver vaga.
A Prefeitura de Inhambupe, que fica a 236 km da capital, disponibilizou um veículo destinado exclusivamente para o transporte escolar, pelo programa do governo federal “Caminho da Escola”, para efetuar o serviço da saúde municipal. O “amarelinho” levava 28 pacientes.
A população de Inhambupe deve estar pedindo a Deus que livre-os de uma eventual emergência que necessite de uma ambulância, pois a Secretaria de Saúde do município informou que colocou o veículo de transporte de estudantes para transportar porque a ambulância da cidade estava quebrada a uma semana.
O veículo carregava passageiros em excesso
Já a responsável pela saúde do município de Coité disse que o transporte, parado na blitz, realizado por empresa tercerizada porque os pacientes exigem embarcar mesmo sem estar na lista de passageiros. A Secretaria informou ainda que disponibiliza de um microônibus, duas ambulâncias e uma van que realiza os serviços.
A gestão do município de Ubaíra informou que contrata os serviços de particulares por não dispor de veículos suficientes para realizar os serviços. A notícia foi veiculada nesta quarta-feira, 24, pelo Jornal Nacional

Nenhum comentário

»GPB - GIRANDO PELA BAHIA
A GENTE OUVE VOCÊ!