Ultimas do seu time

Colunista Francisco de Assis: Saúde, Educação e Emprego fazem Coité ficar em 4896ª posição no IFDM Brasil


Saúde, Educação e Emprego fazem Coité ficar em 4896ª posição no IFDM Brasil


Por Assis


A coisa vai mal para Conceição do Coité. Isto é o que mostra o último resultado do Índice Firjan de Desenvolvimento Municipal (IFDM), divulgado recentemente, onde mostra que Coité ocupa a 206ª posição entre os municípios baianos e 4896º lugar no Brasil (de um total de 5.565 municípios). Para se ter uma idéia, Valente está em 54º posição e Serrinha em 52º na Bahia e 3716º e 3703º, respectivamente, no Brasil, o que significa dizer que Coité está 152 posições atrás de Valente e 154 de Serrinha, na Bahia. No Brasil, Coité está 1180 lugares atrás de Valente e 1193 posições atrás de Serrinha.

O IFDM acompanha três áreas de desenvolvimento: Emprego & Renda, Educação e Saúde e utiliza-se exclusivamente de estatísticas públicas oficiais. O índice varia de 0 a 1, sendo que, quanto mais próximo de 1, maior o desenvolvimento da localidade.

A cidade brasileira com melhor índice de desenvolvimento é Barueri, em São Paulo, com 0,9303 pontos. Coité alcançou 0,5186. De acordo com a metodologia utilizada, as cidades que alcançaram índices abaixo de 0,4 tem baixo desenvolvimento. Entre 0,4 e 0,6, desenvolvimento regular; acima de 0,6 até 0,8, desenvolvimento moderado. E, acima de 0,8, alto desenvolvimento.

Coité teve o seu desempenho atribuído ao seu baixo investimento na Saúde (0,6065), na geração de emprego e renda (0,3552) e, por fim, na Educação (0,5942), o que resultou na média de 0,5186. Mas como a Saúde, tão festejada pelo grupo do prefeito Renato e por parte da mídia, apresentou índice tão ruim? Esta é uma resposta que somente o prefeito pode dar.

O índice Firjan leva em consideração resultados macro de indicadores que são capazes de apontar, de forma global, a situação da saúde nos municípios. O número de consultas pré-natal, óbitos por causas mal definidas, óbitos infantis por causas evitáveis e a expectativa de vida da população, etc, são norteadores. O fato é que durante as últimas gestões não houve avanços nas áreas avaliadas pelo IFDM no município de Conceição do Coité.

O prefeito, como se sabe, sofre severas críticas e amarga um profundo desgaste político, sobretudo em razão do caos na gestão da saúde pública.