Ultimas do seu time

Valente declara guerra contra o mosquito da dengue

O ministério da Saúde anunciou na ultima segunda-feira(13) a redução de mais da metade (58,7%) dos casos de dengue nos primeiros 40 dias de 2012, comparados ao mesmo período de 2011 que registrou 4.669 casos no estado da Bahia.
Mesmo com o avanço no combate, o MS alertou o estado sobre a grande possibilidade de ocorrer um surto da doença em 22 municípios baianos. Entre eles estão 06 municípios do território do sisal, incluindo Valente.
O "fumacê" realizará a dedetização em bairros de Valente
Após o alerta, o Secretário Municipal de Saúde de Valente, Arnaldo Amaral, solicitou da SESAB a realização dos serviços de dedetização com uma maquina de pulverização de alta potência, conhecida regionalmente como FUMACÊ.
Em janeiro deste ano, A Secretaria do Município adquiriu um pulverizador motorizado STHIL SR420 com capacidade de lançar o produto por até 12 metros através de um motor de 56,5 cc a gasolina. O equipamento que foi concedido pela DIRES e dispõe de um reservatório de 1,5 litros que tem o poder de dedetizar em 10 minutos uma área que antes era feita pela bomba manual em mais de 30 minutos gastando 6 litros.
Segundo os agentes de combate a endemias do município, um dos fatores que aumentam os riscos é o alto numero de imoveis sem condições de serem imunizados. De cada 100 imoveis em Valente 02 estão fechados. Outra situação que contribuiu bastante para o alto índice de ploriferação foi a decisão do próprio Ministério da Saúde – MS que determinou a prática do combate apenas nos locais onde for diagnosticado o foco, as larvas da dengue.
As divisões de cobate a epidemias dos municípios ficam impedidos de realizar o trabalho preventivo – de evitar o surgimento dos focos – para fazer o real trabalho de combate ao mosquito.
Para o Arnaldo Amaral o município de Valente sempre atuou com eficácia no serviço de combate contra os focos da dengue. O Fumacê sempre foi solicitado quando se registra o aumento de ocorrencias de infectados, todavia nunca deixou de efetuar o serviço preventivo realizado por dezenas de agentes que atuam em todo o município.
O novo equipamento que reforçara no combate lança o produto a mais de 12 metros
“Será muito difícil tirar Valente dessa lista dos municípios em alerta vermelho se a população não colaborar! O mosquito da dengue não é gerado em praças públicas e sim dentro das casas dos Valentenses que descuidadosamente deixam água parada em locais e objetos que são vulneráveis para o surgimento dos focos. Estaremos sempre indefesos nesta guerra se todos não se conscientizarem que os agentes jamais conseguirão sozinhos exterminar todos os focos nas casas de cada um de nós. Precisamos somar, nos tornando em um agente dentro do nosso lar e eliminar todas as possibilidades.” Falou o Secretário de Saúde.
Após uma avaliação da Secretaria Municipal, O FUMACÊ realizará 05 ciclos de aplicação do produto no combate ao mosquito da dengue na cidade seguindo o cronograma abaixo:

Bairros: Casas Populares; Antônio Lopes; Santa Cruz; Hermírio Simões:

1º ciclo: 17/02
2º ciclo: 21/02
3º ciclo: 25/02
4º ciclo: 29/02
5º ciclo: 04/03

  Bairro: Centro:

1º ciclo: 18/02
2º ciclo: 22/02
3º ciclo: 26/02
4º ciclo: 01/03
5º ciclo: 05/03

 Bairros: Minação; Dionísio Mota; Cidade Nova; Liberdade:

1º ciclo: 19/02
2º ciclo: 23/02
3º ciclo: 27/02
4º ciclo: 02/03
5º ciclo: 06/03

 Bairro: José Moreira; Juazeiro; Petrolina:

1º ciclo: 20/02
2º ciclo: 24/02
3º ciclo: 28/02
4º ciclo: 03/03
5º ciclo: 07/03
 Os Agentes de Endemias alerta a população para abrir todas as portas e janelas dos imoveis quando o fumacê estiver passando na rua, para que o serviço de pulverização alcance todos os pontos possiveis e elimines as possibilidades de focos.
ASCOM/PMV

Nenhum comentário

»GPB - GIRANDO PELA BAHIA
A GENTE OUVE VOCÊ!