Ultimas do seu time

Renato Souza esquece o ex-deputado Emério durante discurso. Veja esta e outras que aconteceram na entrega das casas

Com palanque dividido, saiba daquelas poucas e boas do evento.

O ex-deputado Emério Resedá (PDT) não ficou nada satisfeito com o discurso do prefeito Renato Souza (PP), na manhã de sábado (28), na presença do governador Jaques Wagner (PT), na cidade de Conceição do Coité, quando o governo estadual entregou 500 moradias no Conjunto Residencial Loteamento Cidade Jardim, para famílias que têm renda de até três salários mínimos, pelo programa Minha Casa, Minha Vida. Emério, que por 20 anos exerceu mandato parlamentar e na base de Conceição do Coité sempre defendeu o grupo liderado pelo ex-prefeito Hamilton Rios, no poder há quarenta anos, não quis comentar a postura do prefeito, disse apenas que havia sido convidado por ele para participar do evento por ser da base do governo e externou o empenho feito para chegar a Coité as 08 h, tendo saído cedo de Salvador.

Emério ouviu atentamente o discurso de Renato Souza, que elogiou o deputado federal Edson Pimenta (PSD), apoiado na eleição de 2010 por um grupo de pessoas que tradicionalmente são opositores ao chamado grupo do “vermelho”, demonstrando afinidade e possibilidade de apoio futuro, agradeceu ao chefe da Casa Civil da Prefeitura de Salvador, deputado federal João Leão pelas supostas ações realizadas junto ao governo, inclusive a viabilização para construção das casas falou do bom relacionamento com o senador Walter Pinheiro (PT), que tem trabalhado para que seus pedidos sejam atendidos pelo governo e do superintendente da Caixa Econômica de Feira de Santana, José Raimundo, a quem chamou de grande amigo.

O pronunciamento do prefeito Renato Souza assustou Emério Resedá, pois segundo ele, a menos de uma semana, ao participar de um ato de assinatura de ordem de serviço para calçamento de ruas, Renato o saudou com “eterno deputado” e lhe credenciou com parceiro importante das obras conseguidas junto ao governo do estado. 

Em eventos locais, sem a presença de autoridades governamentais, Souza acostuma fazer referência ao deputado democrata Tom Araújo, mesmo quando este não se encontra presente. E ao seu pai Hamilton Rios, que também foram excluídos da fala do chefe do executivo.

Renato quer revitalizar a Rua Padre Madureira – Demonstrando nervosismo, com a voz rouca e a mão trêmula, Renato agradeceu ao governador as casas e destacou a alegria de ver 500 famílias morando de forma digna. Para não fugir aos eventos com a presença do governador, aproveitou para reivindicar a ampliação desse programa no município para 2.000 casas e pediu recursos com forma de parceria para revitalizar a Rua Padre Madureira, inclusive com a reforma do jardim.

Deputado Emiliano José comemorou - O deputado federal Emiliano José (PT), que mantém uma relação especial com a cidade, comemorou. “Não começamos este projeto agora, e sim com Luiz Inácio Lula da Silva que, quando assumiu a presidência, olhou para os mais pobres, os mais humildes e soube unir diversas forças políticas para melhorar a vida deste país. A entrega destas casas é um exemplo disso”, destacou o parlamentar. Emiliano foi o deputado mais votado do município, nas eleições de 2010, com mais de sete mil votos.

O parlamentar chegou à cidade na noite de sexta-feira (28), quando o Partido dos Trabalhadores realizou uma carreata convidando os coiteenses,  para a cerimônia de entrega das casas do conjunto Cidade Jardim. Sobre um trio, o presidente do PT na cidade, Francisco de Assis, lembrou que as 500 casas inauguradas, além de outras 200 entregues anteriormente, são frutos de programas sociais dos governos federal e estadual, do PT. “Lutaremos para trazer para Coité os programas que já dão certo no Brasil com a presidenta Dilma e com o governador Wagner da Bahia, ações do meu partido, o PT”, prometeu Assis.

Pinheiro quis ficar bem com todos – Com a torcida dividida, na frente, pessoas ligadas ao prefeito, e mais atrás a militância petista portando bandeiras do PT, o senador Walter Pinheiro, um dos nomes da fila para candidato a sucessão de Wagner, mandou que todos se comportassem e parassem de vaiar e só aplaudisse, pois ali era um palanque institucional. O pronunciamento do senador petista não agradou a militância e um deles que se identificou como Roberto Alves, residente no bairro Sonho Meu, disse que Pinheiro brincou com o sentimento dos companheiros e espera dele a defesa do partido, pois a eleição de 2010, eles que apoiaram e foram na busca dos votos. No final da fala, Pinheiro lembrou que as casas faziam parte do programa firmado entre o governo do Estado e Federal.

Reação do comunista – Ao ouvir Walter Pinheiro, o vice-presidente da comissão provisória doPCdoB de Conceição do Coité, Daniel Cardoso, falava com Rui Costa, Chefe da Casa Civil que este tipo de discurso só atrapalhava a “campanha dos companheiros”. Rui reagiu dizendo que governo não influenciava na eleição municipal. A reação de Cardoso foi instantânea: “Quando for a eleição para governador e deputados, que vocês venham fazer o trabalho porta-a-porta de pedir votos, pois a militância municipal não vai interferir na estadual”.  

Assis ao lado de Wagner – Durante todo evento o pré-candidato a prefeito do PT em Conceição do Coité esteve ao lado do governador Jaques Wagner. Por diversas vezes Wagner falou ao ouvido de Assis e os dois riram. Até que o CN tentou fazer a leitura labial, mas não conseguiu decifrar. Ao final, o CN questionou a Assis sobre o que conversava com o governador e ele rapidamente respondeu que foi sobre o futuro de Coité.

Edson Pimenta passou longe – O deputado federal Edson Pimenta (PSD), o terceiro mais votado em Conceição do Coité em 2010, quando obteve 3.812 votos, passou longe de lembrar o médico Leonardo Ferreira da Silva, conhecido por Dr. Léo e de seus familiares, principais apoiadores no município. Concretizando o ditado popular que “águas passadas não movem moinho”, Edson focou o rumo do discurso no prefeito Renato Souza, tendo inclusive citado como o “Lula de Coité”, pela sua história que veio da “roça” e chegou a Prefeitura. Ele também passou longe e bem longo do sindicalista Noé Silvestre, pré-candidato a prefeito pelo PCdoB de Retirolândia, responsável pela campanha que recebeu o titulo de mais votado no município com 3.416 votos.

Betão de olho nas faixas – Para combater o argumento dos liderados do Prefeito Renato Souza, o vereador petista Betão Gordiano disse em seu pronunciamento na sexta-feira (28) à noite na Praça 08 de Dezembro, que o governo do estado desmentia a alegação da prefeitura sobre a paternidade das 500 casas, pois espalhou pela cidade uma quantidade de faixas convidando para inauguração e lá estampava apenas as marcas da Caixa Econômica, Governo do Estado e Governo Federal. Não tinha nada da Prefeitura de Coité.

Leão com o mesmo cenário – O chefe da Casa Civil da Prefeitura de Salvador se viu em Coité no mesmo cenário da política de Salvador. Cotado para ser prefeito pelo PP, com apoio de João Henrique, ele deverá enfrentar o candidato Pelegrino do PT e no palanque em Coité, elogiou bastante o governo municipal e também se colocou como “dono” das casas e garantiu que “trarei mais”. Para Leão, Renato está realizando o melhor governo da história de Coité e o município tem dois momentos, antes e depois de Renato. “São obras em todos os cantos. Ele realmente está mudando a cara da cidade. Coité hoje é outro depois de Renato”, finalizou o deputado licenciado, numa clara provocação a Tom, Vertinho e Hamilton Rios que governaram o município antes de Renato.



Por: Valdemí de Assis/foto: Adimario Reis
"Calila Noticias "

Nenhum comentário

»GPB - GIRANDO PELA BAHIA
A GENTE OUVE VOCÊ!